Hoje em dia existe uma grande oferta de serviços na cloud para armazenamento/backup e sincronização de ficheiros.
Já aqui falei bastante da Dropbox, por exemplo, que é talvez um dos serviços mais conhecidos do género, mas actualmente existem muitos outros, talvez alguns até melhores que a Dropbox…
Se forem como eu, não se vão contentar apenas com um destes serviços, e acabam por ter mais que um, utilizando cada um deles para projectos e finalidades diferentes. Se forem utilizadores do Google Docs, por exemplo, foram automáticamente transformados em utilizadores do Google Drive.
Assim, começa a tornar-se complicada a gestão de tantas contas separadas… mas existe uma solução simples e eficaz para acedermos a todos os nossos ficheiros a partir de uma única localização, e o melhor, é que se trata de uma aplicação portable, o que nos permite aceder a todos os nossos conteúdos da cloud, mesmo quando não nos encontramos no computador onde temos esses serviços instalados!

O CarotDAV suporta serviços como o SkyDrive, DropBox, Google Drive, Box e SugarSync, e ainda os protocolos WebDAV, FTP e IMAP. Existem muitos outros programas que suportam a Dropbox e o Google Drive, mas não será fácil encontrar aplicações que suportem o SkyDrive, e o SugarSync é também uma mais valia. Além disso, o suporte dos protocolos WebDAV e FTP ainda expandem mais as possibilidades de utilização desta pequena aplicação.

carotdav

Depois de efectuar o download, extraia os ficheiros do zip. Na lista de ficheiros, clique no CarotDAV.

O CarotDAV permite-nos ver os ficheiros que temos nas diferentes contas na cloud e efectuar o download dos que necessitarmos para o computador. É também possível efectuar o upload de novas pastas e ficheiros. Funcionalidades como cortar, copiar e colar também estão disponíveis para gerir os ficheiros. Podemos ainda ordenar os ficheiros por nome, tamanho, data de criação e data de modificação, ou listá-los por tipo de ficheiro.

carotdav

Lista de serviços a que nos podemos ligar pelo CarotDAV. É só clicar no que se pretende e introduzir as credenciais.

carotdav

Lista de ficheiros existentes numa com Box. Basta clicar com o botão direito do rato em qualquer um para ter acesso ás várias possibilidades, entre as quais o download do mesmo para o computador.

É de salientar que a aplicação NÃO é uma ferramenta de sincronização, pelo que não é possível manter as pastas locais sincronizadas com as da cloud. Qualquer alteração que seja feita localmente a um ficheiro, para que seja actualizada no ficheiro da cloud, requer que efectuemos o upload desse mesmo ficheiro novamente para a cloud.

O CarotDAV liga-se a todos os serviços de armazenamento na cloud através do método OAuth, pelo que não temos que nos preocupar com a cedência dos nossos dados de login a terceiros. Na realidade, utilizando o CarotDAV (ou qualquer outro programa que utilize OAuth) é uma das formas mais seguras que temos de aceder as contas online!

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus