Já por várias vezes comecei a escrever artigos sobre como fazer backups facilmente, mas acabei sempre por nunca concluir esses artigos porque das várias aplicações que ia testando na altura de escrever esses artigos acabavam sempre por ter ainda algum trabalho de configuração o que, apesar de tornar os backups automáticos fáceis, não deixava de ser algo complicado na configuração inicial.

DSynchronizePortable

Assim, e em mais um dos já habituais artigos sobre software portable, eis que tenho o prazer de vos apresentar um software que realmente permite efectuar backups automáticos de forma fácil, até mesmo para os utilizadores menos experientes – o DSynchronizePortable.

Como o próprio nome indica, trata-se de uma aplicação portable, o que como já havia explicado, são aplicações que me agradam bastante por não colocarem qualquer peso para o sistema operativo em termos de processamento ou memória quando não estão a ser utilizadas, ao contrário de aplicações com uma instalação tradicional, que muitas vezes acabam por instalar um ou vários processos que ficam activos no background a consumir recursos das nossas máquinas mesmos sem as estarmos a utilizar. Isto para mim tem muita importância, pois gosto muito de testar todos os tipos de software, e assim o meu computador não se queixa à medida que vou tendo cada vez mais aplicações.

Mas voltando ao DSynchronizePortable. Lá porque é simples, não quer dizer que não seja realmente poderoso! Trata-se de um utilitário que permite sincronizarmos uma ou mais pastas em topo o tipo de media, e ainda via LAN ou com um servidor de FTP! Permite que efectuemos a sincronização de forma manual, bastando para tal clicarmos no botão “Synchronize”, ou se preferirmos podemos agendar a sincronização/backup das pastas desejadas.

A interface é bastante simples – numa única janela podemos ver e efectuar todas as configurações possíveis, sendo que apenas na opção de agendamento nos é apresentada uma nova janela onde podemos escolher os dias e as horas em que pretendemos que os backups sejam efectuados.

dsynchronizePortable

Interface DSynchronizePortable – a forma mais fácil de efectuar backups

Outra opção que poderá ser interessante para os mais distraídos é o arranque do programa juntamente com o sistema operativo, ou mesmo o arranque como um serviço do sistema, não tendo assim o utilizador que se preocupar em abrir o programa para que este funcione.

Com o DSynchronizePortable posso finalmente configurar de forma fácil um mecanismo de backup para um servidor central para os meus utilizadores.

O download pode ser efectuado aqui.

Conheciam esta aplicação? Utilizam uma melhor? Deixem os vossos comentários no final da página.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus