Depois do problema que existiu recentemente com o desaparecimento de um dia para o outro de 150.000 contas de correio no Gmail , senti a necessidade de efectuar um backup da minha conta, não se vá repetir o fatídico acontecimento…

Para alcançar o objectivo, temos à disposição uma ferramenta freeware muito boa, de nome MailStore Home, que se consegue ligar a qualquer conta e email e efectuar o download da totalidade dos mails para o nosso computador, oferecendo de seguida a possibilidade de pesquisar ou exportar os mails do backup para outro cliente de email.

mail store

Só a possibilidade de efectuar o backup já é bastante boa, mas o MailStore permite-nos ainda efectuar pesquisas nos mails do backup, e até exportar as mensagens. Esta funcionalidade de pesquisa pareceu-me muito útil para quem passa algum tempo sem possibilidade de ligação à Internet mas por vezes tem necessidade de aceder ao mail para obter informações. A função de exportação é útil para o caso de necessitarmos de reutilizar os conteúdos das mensagens.

O backup de uma conta de mail é bastante simples. Basta escolher o nosso fornecedor de email, dar inicio ao processo e ir seguindo os passos. Regra geral, a única coisa que é necessário fazer é indicar a morada de email e password.

O backup

Uma vez iniciado o processo de backup do mail, existe a possibilidade de rever e alterar algumas opções que nos permitem controlar o processo de backup. Por exemplo, podemos permitir que o MailStore faça backup da pasta de Spam, além das pastas que queremos por defeito.

opcoes backup mailstore

mailstore backup

Restauro para outro sistema de mail

Esta é de longe a funcionalidade mais útil e espectacular, embora não fosse possível sem as outras indicadas anteriormente! 🙂

Como qualquer bom programa de backups, o MailStore permite a exportação do correio existente no backup. Mas o que é realmente interessante é a possibilidade de poder exportar o backup do correio directamente para qualquer outro sistema de correio disponível: por exemplo, exportar o conteúdo do Gmail para um Exchange, ou o mail do Yahoo! para o Gmail, ou uma conta IMAP para uma conta POP. Isto sim, é útil, e muito melhor que exportar para um ficheiro com o conteúdo separado por vírgulas.

mailstore restore

Esta foi sem dúvida uma ferramenta que me impressionou!

Gostou do artigo? Partilhe-o com os seus amigos. Dúvidas ou comentários, utilize o formulário no final da página.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus