Se é um utilizador recente do novo MS Office 2010, e principalmente se nunca utilizou o MS Office 2007, existirão certamente muitas diferenças, que tornam tarefas rotineiras a que já estava habituado algo difíceis de executar.

Uma dessas tarefas que no novo MS Word 2010 é algo diferente, é a aplicação de estilos no texto. No entanto, nem sempre diferente é sinónimo de mau, ou de pior, e este é um daqueles casos em que até acho que a mudança foi para melhor.

De seguida mostra-se como aplicar um estilo ao texto no MS Word 2010.

Logo que se abre o Word 2010, a vista por defeito é a que se segue:

vista por defeito do word 2010

Na vista normal, como mostra a imagem anterior, basta seleccionar o texto ao qual se pretende aplicar o estilo. Depois basta seguir os passos que se mostram de seguida:

aplicar estilos no word 2010

1 – passar com o rato por cima dos estilos pré-definidos
2 – o texto que tínhamos seleccionado mostra-nos como fica se escolhermos o estilo onde actualmente nos encontramos com o rato. Basta clicar no estilo pretendido para ser aplicado definitivamente.
3 – nesta opção são apresentados mais estilos pré-configurados

No caso dos estilos que já vêm configurados não nos agradarem, ou de não se adequarem ao nosso documento, existe a possibilidade de os personalizar:

aplicar estilos no word 2010

4 – com o estilo que mais se aproxima do que pretendemos escolhido, clicar no botão Alterar Estilos
5 – abre-se o menu onde se poderá escolher que tipo de característica se pretende alterar
6 – de seguida, escolher a alteração a aplicar à caracteristica escolhida no passo 5
7 – o texto seleccionado transforma a formatação de acordo com as configurações escolhidas no estilo

Este são os passos necessários para aplicar estilos no Word 2010.

Além disto, o novo Word 2010 facilita também bastante a aplicação de efeitos ao texto. Para aplicar um efeito basta seleccionar o texto ao qual pretende aplicar o efeito, e de seguida efectuar os seguintes passos:

aplicar efeitos word 2010

1 – clicar no botão dos efeitos
2 – passar com o rato por cima dos vários efeitos disponíveis
3 – o texto seleccionado vai mostrando automaticamente como ficará o efeito. Para aplicar o efeito basta selecciona-lo com o rato.

Esperamos que tenha ajudado os que estão a dar os primeiros passos no Office 2010, e neste caso concreto, com Word 2010. Deixem as vossas dúvidas ou sugestões abaixo.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus