Está disponível desde o final de 2009 um novo antivírus gratuito*, que pode ser utilizado nos nossos computadores domésticos, e que promete rivalizar com outras soluções semelhantes, como o Avast!, Avira ou AVG.

A Microsoft descontinuou o seu produto conhecido como Live OneCare para avançar com o novo Microsoft Security Essentials.

Segundo a Microsoft:

O Microsoft Security Essentials fornece protecção em tempo real para o seu PC doméstico, protegendo-o  contra vírus, spyware e outro software malicioso.

O Microsoft Security Essentials é uma transferência gratuita* da Microsoft simples de instalar, fácil de utilizar e sempre actualizada para que possa assegurar que o seu PC está protegido pela tecnologia mais recente. É fácil saber se o seu PC está seguro — se estiver verde, está protegido. É tão simples quanto isso.

O Microsoft Security Essentials é executado em modo silencioso e eficazmente em segundo plano para que possa utilizar livremente o seu PC baseado no Windows conforme pretender — sem interrupções ou longos tempos de espera do computador.

Na primeira semana em que foi lançado, foram registamos mais de 1,5 milhões de downloads… nada mau, no entanto teremos que esperar para ver como é que este novo antivírus gratuito se vai portar com o passar do tempo. Até agora, as criticas iniciais têm sido favoráveis.

Instalei-o recentemente no meu computador em detrimento do Avast!. Normalmente, instalo o Avast! nos computadores pessoais dos meus amigos, mas esta deverá ser uma melhor opção, visto ser um software bastante simples, e sem necessitar de termos que adicionar uma nova chave a cada ano que passa…

O download é rápido e o executável é pequeno e bastante simples de instalar. Melhor ainda, não notei praticamente nenhum deterioramento no desempenho do computador, o que não se pode dizer da grande maioria dos antivírus existentes, o que para mim é um grande ponto a favor desta nova solução da Microsoft.

Nos primeiros testes revelados pela AV-Test.org, além de ter passado com boas pontuações na detecção de vírus, worms, backdoors, bots, Trojans, ad-ware e spyware, mostrou alguma vantagem ao não detectar nenhum falso positivo (ou seja, não detectar que um determinado programa é vírus sem o ser), o que para mim é perfeitamente compreensível, visto a empresa que desenvolve o antivírus ser a mesma que desenvolve o sistema operativo onde este vai correr. Nesses testes o MSE mostrou no entanto algumas fraquezas no que respeita à detecção de vírus  com base em comportamentos dinâmicos suspeitos, fraqueza esta que também é partilhada por outros antivírus gratuitos como o AVG e o Avast!.

Uma vantagem que também foi apontada, com a qual não posso deixar de concordar, é a simplicidade do software. Existem apenas 4 menus, sendo-nos apresentado em cada um um conjunto de instruções e opções simples, não sendo quase nunca necessário alterar nenhuma das opções.

As únicas coisas que faltam neste antivírus gratuito da Microsoft são as opções normalmente adicionadas nas soluções pagas, mas que, muitas vezes, e no meu entender, apenas vêm dificultar a utilização do antivírus e sobrecarregar os nossos computadores com processos adicionais sempre em memória, tais como ferramentas de segurança adicionais para combater ameaças de phishing (coisa que a grande maioria dos browsers já implementa actualmente, pelo que é dispensável), software de monitorização para controlo parental, firewalls (que o Windows também implementa…), etc.

É ainda de salientar que já em Agosto de 2009, ainda na versão beta, o Microsoft Security Essentials foi colocado entre os 5 melhores antivírus gratuitos num teste efectuado pela PC World.

Para concluir, deixo-vos os passos necessários para a instalação desta solução de antivírus gratuita da Microsoft:

1º ecrã - Depois de efectuar o download, exectuamos o programa (clicar em Avançar)

1º ecrã – Depois de efectuar o download, exectuamos o programa (clicar em Avançar)

2º ecrã - Licenciamento. Ler e Aceitar a licença

2º ecrã – Licenciamento. Ler e Aceitar a licença

3º ecrã - Antes de iniciar a instalação, a nossa cópia do Windows tem que passar na validação, caso contrário não é possível instalar o antivírus

3º ecrã – Antes de iniciar a instalação, a nossa cópia do Windows tem que passar na validação, caso contrário não é possível instalar o antivírus

4º ecrã - depois de passar com sucesso a validação do Windows, iniciamos a instalação

4º ecrã – depois de passar com sucesso a validação do Windows, iniciamos a instalação

5º ecrã - a instalar...

5º ecrã – a instalar…

6º ecrã - depois de concluir a instalação, o Microsoft Security Essentials actaliza a base de dados dos vírus existentes e verifica o nosso sistema em busca de ameaças

6º ecrã – depois de concluir a instalação, o Microsoft Security Essentials actaliza a base de dados dos vírus existentes e verifica o nosso sistema em busca de ameaças

7º ecrã - a procurar por novas definições de vírus

7º ecrã – a procurar por novas definições de vírus

8º ecrã - a efectuar o download das definições de vírus mais recentes

8º ecrã – a efectuar o download das definições de vírus mais recentes

9º ecrã - a efectuar uma verificação rápida do sistema operativos em busca de ameaças

9º ecrã – a efectuar uma verificação rápida do sistema operativos em busca de ameaças

10º ecrã - instalação e verificação do sistema concluídas

10º ecrã – instalação e verificação do sistema concluídas

*O seu PC tem de executar Windows genuíno para instalar o Microsoft Security Essentials (a sua cópia tem que ser legal e conter uma chave original). Mais informações sobre genuinidade

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus