Quando se fala em android pensamos logo em aplicações úteis. Existem imensas aplicações android, muitas delas com pouca ou mesmo nenhuma utilidade. Mas nem todas as aplicações são assim, pois algumas podem ser mesmo uma ajuda constante no nosso dia a dia.

À umas semanas tive um problema de saúde que me obrigou a tomar vários medicamentos durante o dia e cada um a horas específicas. Sem algo que me ajudasse a saber que medicamento tomar e a que horas era complicado lembrar-me de tudo.

Foi então que me lembrei de procurar uma aplicação para  meu smartphone android que me alertasse da toma de cada medicamento na hora certa. Certamente existem várias outras aplicações para o efeito, mas encontrei a aplicação MediSafe e confesso que foi um alívio para a minha memória, que por vezes é um pouco distraída.

A aplicação MediSafe, disponível gratuitamente aqui na Google Play, é uma aplicação bastante completa onde podemos definir todos os medicamentos que temos de tomar programando para cada medicamento o dia e as horas da toma, assim como quais as dosagens a tomar (quando se aplicam). Definidas as tomas, a aplicação alerta-nos sempre que temos de tomar algum dos medicamentos que definimos. Para mim tornou-se extremamente útil, pois assim não me esqueci nunca de tomar os meus medicamentos a horas.

A aplicação MediSafe é muito simples e intuitiva de utilizar, tendo um interface em português e de grafismo simples.

Depois de instalada a aplicação MediSafe, podemos por começar a adicionar os medicamentos que vamos precisar de tomar, tocando no “mais”:

Adicionar medicamentos

Adicionar medicamentos

No quadro que nos aparece colocamos o nome do medicamento, definimos as horas e dias das tomas, e podemos inclusivamente escolher o formato do medicamento e a cor aproximada do medicamento. Estas duas últimas opções são importantes pois ajudam a termos uma precepção visual do que iremos tomar. Para guardar basta depois tocar em “Salvar”. Existe também a possibilidade de adicionar um acompanhante da medicação, que pode receber um alerta quando nos esquecemos de tomar os medicamentos (esta funcionalidade não cheguei a testar).

Adicionar medicamentos

Adicionar medicamentos

Depois de definidos todos os medicamentos, no ecrã principal é-nos mostrada uma roda com os períodos horários Manhã, Tarde, Noite e Madrugada, e em cada um dos períodos um ícone dos medicamentos a tomar. Os medicamentos que já tomámos aparecem assinalados com um visto verde.

Medicamentos a tomar

Medicamentos a tomar

Se tocarmos num desses períodos, por exemplo em Tarde, podemos ver a lista de medicamentos que temos para tomar durante a tarde do dia em questão.

Medicamentos a tomar

Medicamentos a tomar

Podemos também visualizar um relatório onde consta um histórico de todas as tomas de medicamentos programadas e se efectivamente tomámos ou não determinado medicamento em determinado dia e hora.

Histórico de tomas

Histórico de tomas

Histórico de tomas

Histórico de tomas

Acedendo às configurações gerais temos a possibilidade de definir o som do alerta, activar a vibração, activar o ecrã, definir textos de alerta, alterar o idioma, entre outras definições.

Configurações

Configurações

Configurações

Configurações

Configurações

Configurações

Sempre que for hora de tomar determinado medicamento a aplicação dá um alerta e mostra uma lista de quais os medicamentos que temos de tomar naquele momento. Para que a aplicação saiba que já tomámos esse medicamento basta tocarmos em “Tomar” para que não nos volte a avisar. Se não tocarmos em “Tomar” após 10 minutos do primeiro alerta, a aplicação emite um novo alerta. Temos também a opção de re-agendar a toma ou pular. Tenham em atenção que as acções tomadas nestes alertas ficam depois registados no histórico.

Tomar

Tomar

É seguramente uma aplicação à qual vou sempre recorrer quando for necessário fazer alguma medicação, pois estas duas últimas semanas foi o meu auxiliar de memória e fez com que nunca me esquecesse de tomar os meus medicamentos e fez também com que nunca trocasse que medicamento deveria tomar. Experimentem uma vez, e não vão querer trocar 😉

Poderá também gostar de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  • 2
  • 2
  • 1
  •