Adobe Creative Suite trata-se de um pacote de aplicações com as quais é possível fazer várias coisas tais como editar, melhorar e embelezar fotos, criar desenhos e animações vectoriais, criar folhetos, criar designs de websites, editar video, criar menus DVD, etc. Enfim, permite-nos fazer um sem fim de coisas, mas tanta funcionalidade tem custos (dependendo da versão que se escolha) que nem sempre estamos dispostos a pagar. Pois bem, é precisamente a questão de custos a razão deste post.

Existem alternativas gratuitas para cada uma das aplicações desta Suite, algumas delas podem mesmo ser consideradas superiores. Vou-vos mostrar aquelas que na minha opinião são alternativas.

Aqui ficam então as minhas alternativas completamente gratuitas!

adobe_foxit_reader

Foxit Reader

Adobe Reader »»» Foxit Reader

O Foxit Reader é muito pequeno, simples e rápido visualizador de PDFs. As principais funções são visualizar PDFs e iniciar realmente muito rápido. Integra com a maioria dos browsers, permitindo ver PDFs dentro do próprio browser.
Download aqui

adobe_pdfcreator

PDFCreator

Adobe Acrobat »»» PDFCreator

PDFCreator trata-se de uma impressora PDF opensource que permite criar PDFs a partir de qualquer documento. Para tal basta que se imprima o documento e se escolha como impressora o PDFCreator. Os ficheiros PDF podem ser visualizados com qualquer leitor de PDFs standard. Também tem a possibilidade de adicionar segurança e encriptação ao PDF.
Download aqui

adobe_paint_net

Paint.NET

Adobe Photoshop »»» Paint.NET

O Paint.NET é uma aplicação de desenho e edição de imagens. É uma aplicação .NET e é desenvolvida em C#. O Paint.NET é simples e fácil de usar com uma interface intuitiva, que em alguns casos é melhor que o Photoshop. Inclui características como qualquer aplicação comercial tem, como por exemplo: camadas, desenho de curvas e undo’s ilimitados. Além disso contém muitos filtros desde o blur/sharpen até ao controlo de cores. O Paint.NET requer a Microsoft .NET Framework 3.5 SP1 (que é gratuita mas não opensource).
Download aqui

adobe_kompozer

Kompozer

Adobe Dreamweaver »»» Kompozer

Kompozer é uma ferramenta opensource de desenvolvimento web baseada na NVU (outra ferramenta mas que actualmente não está em desenvolvimento). Este projecto prima por corrigir os bugs no projecto NVU e adicionar novas funcionalidades. Tem o modo de edição WYSIWYG (What You See Is What You Get), CSS, HTML e todas as outras funcionalidades normais permitindo-nos ter um controlo absoluto do layout enquanto se trabalha no web design.
Download aqui


 

adobe_Synfig

Synfig

Adobe Flash »»» Synfig

Synfig é realmente muito poderoso. Pode-se fazer muito mais do que se faz com o Flash. Synfig é uma aplicação de animação 2D baseada em vectores sendo industrialmente poderosa, desenhada especificamente para produzir longas-metragens de animação de qualidade com poucas pessoas e poucos recursos, tudo isto gratuitamente! Agora já pode criar todas as animações que queria.
Download aqui

adobe_inkscape

Inkscape

Adobe Illustrator »»» Inkscape

Inkscape é um editor de gráficos 2D vectorial opensource. Suporta todas as funcionalidades standard de desenho. Curvas, linhas, desenho livre incluindo traços de caligrafia juntamente com figuras geométricas podem ser utilizados para construir os desenhos. Ferramenta avançada de preenchimento de gradientes, rastreamento de bitmap, deixando exportar os desenhos para png e postscript. Toda a manipulação de ficheiros normais é efectuada nativamente no formato Gráficos Vectoriais Escaláveis (Scalable Vector Graphics – svg).
Download aqui

adobe_scribus

Scribus

Adobe InDesign »»» Scribus

Scribus é uma ferramenta popular opensource de publicação. Tal como uma ferramenta DTP (Desktop Publishing Tool) suporta características profissionais de publicação, como cores CMYK, separações, gestão de cores ICC e criação versátil de PDFs. O Scribus tem também funções adicionais que normalmente não se encontram em ferramentas DTP, tais como ferramentas de desenho vectorial com suporte a SVG e tem também suporte a fontes OpenType.
Download aqui

adobe_cinefx

Cinefx

Adobe After Effects »»» Cinefx

O Cinefx, conhecido anteriormente por Jahshaka, remete-nos para o poder da edição de vídeo e de efeitos especiais para o ambiente opensource. Quer seja edição de vídeo, criação e edição de efeitos especiais em tempo real, ou efectuar montagens avançadas, o Cinefx é ideal para tais tarefas. Permite até edições em HD facilmente.
Download aqui

adobe_virtual_dub

VirtualDub

Adobe Premiere »»» VirtualDub

VirtualDub é um processador/editor de vídeo opensource. Não é para edição de vídeo não-linear, mas tem poderosas funcionalidades para processar clips de vídeo. Estas funcionalidades incluem redimensionamento em tempo real, redução de ruído, suporte para AVI2 (OpenDML), de-compressão e re-compressão de vídeo e audio e um conjunto avançado de filtros. Estes filtros incluem desfoque, rotação, ajustes de imagem e muitos mais. VirtualDub é uma óptima caixa de ferramentas para vídeo.
Download aqui

adobe_dvd_styler

DVDStyler

Adobe Encore DVD »»» DVDStyler

DVDStyler é simples e fácil de usar. Oferece-nos ums interface rápida e simples para adicionarmos menus de DVD aos nossos filmes. Adicionar clips de vídeo é tão simples como arrastar e largar (drag and drop). Os ecrãs de menu são criados inicialmente ao carregar um fundo ou imagem de fundo e depois acrescentar os botões. São associadas acções aos botões para indicar que clips de vídeo deverão ser exibidos quando são pressionados.
Download aqui

adobe_audacity

Audacity

Adobe Soundbooth »»» Audacity

Audacity é uma ferramenta de edição de audio opensource. Permite-nos não só editar como também gravar audio e juntar várias faixas de audio, ou seja fazer misturas. Tem uma interface simples e fácil de usar. Oferece as mais variadas funcionalidades na edição, tais como: cortar, colar, acrescentar audio, redução de ruído, ajuste de volumes com o efeito compressor, amplificar e normalizar. Suporta importação e exportação de ficheiros de audio nos formatos WAV, AIFF, AU, OGG e MP3 (mp3 disponível através do plugin no site do Audacity LAME encoder).
Download aqui

E aqui temos uma Adobe Creative Alternative Suite completamente livre de custos e com muito potencial que todos podem usar livremente.

De todas as que descrevi utilizo com bastante frequência o Foxit Reader, o PDFCreator, o Paint.NET e o Audacity. À pouco tempo consegui que na empresa onde trabalho se começasse a utilizar o Inkscape como alternativa ao Adobe Illustrator para algumas tarefas. Na realidade todos ficámos surpreendidos pelo potencial desta verdadeira alternativa, pois é realmente uma ferramenta muito boa.

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus