Actualizar drivers é relativamente mais fácil que actualizar software, isto porque são relativamente poucos os componentes que necessitam de drivers específicos dos fornecedores para funcionar. São necessários drivers para a placa gráfica, a motherboard, a placa de rede, placa de rede sem fios, som, e para um ou outro periférico que possa ter. Todo o resto dos componentes ou periféricos são na generalidade plug-n-play, o que significa que estão prontos para utilizar na primeira ligação, sem necessidade de instalação de qualquer driver.

Regra geral, quando é necessário instalar os drivers do nosso computador, existem duas opções – ou temos acesso ao DVD de fábrica com os mesmo, e basta instalar o que vem no DVD, ou no caso de não termos nenhum DVD com os drivers, ou deste estar desactualizado, é necessário ir até à página web do fabricante, procurar pelo modelo do hardware, e fazer download dos drivers do componente que pretendemos, tendo que se repetir este processo para todos os componentes.

Este processo pode parecer assustador para um utilizador comum, e é precisamente para tornar este processo mais transparente e fácil que existem programas para efectuarem a actualização automática dos drivers.

Um desses programas é o Driver Booster, desenvolvido pela IOBit.

driver-booster

Este programa analisa todo o computador em busca de componentes e dos drivers que já estiverem instalados. De seguida, pesquisa na internet se o fabricante desses componentes disponibiliza ou não uma nova versão dos drivers que já temos instalados. Se o programa encontrar um novo driver, informa o utilizador indicando que drivers necessitam de actualização, podendo depois o utilizador actualizar os que pretender, um de cada vez, ou utilizar o botão Update All para actualizar tudo de uma só vez.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e “matar” o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •