As Redes Sociais são um nicho muito procurado pelos piratas (hackers) para distribuírem vírus e malware, tal como já foi referido aqui nos Interesses Pessoais anteriormente. Um exemplo dos malware‘s nas redes sociais, nomeadamente no facebook, é o caso dos falsos vídeos.

Recentemente o FaceBook, foi alvo de uma actualização de segurança e foi implementado o protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol secure). Este protocolo é utilizado por bancos e lojas de comércio online por ser mais seguro.

Mas como é este protocolo mais seguro no caso do FaceBook? O HTTPS é é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLSE, camada essa adicional que permite que os pacotes de dados sejam transmitidos através de uma conexão codificada, e permite ainda o verificar da autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais, assim sendo, tens a certeza que realmente estás na página do FaceBook e não numa versão de um qualquer pirata ou hacker.

Endereço Web com e sem protocolo HTTPS

A não implementação deste protocolo HTTPS é da inteira responsabilidade de cada utilizador do FaceBook. A tua página ou perfil do FaceBook pode ser pirateada ou hackeada, caso não utilizes este protocolo. As consequências podem ir desde o roubar da conta e da sua senha ou password, até outras consequências imprevisíveis…

Dicas para fazer para actualizar a sua página do FaceBook para ser mais segura:

  1. Seleccionar Opção CONTA (canto superior direito)
  2. Seleccionar Opção CONFIGURAÇÕES DE CONTA
  3. Seleccionar Opção SEGURANÇA DE CONTA
  4. Marcar Opção NAVEGAÇÃO SEGURA (HTTPS)
  5. Clicar no Botão GUARDAR

facebook_https_01_interesses_pessoais

facebook_https_02_interesses_pessoais

Partilhem esta informação com os vossos amigos. Quanto mais pessoas tiverem as suas páginas e perfis com esta Actualização de Segurança no FaceBook – HTTPS, mais seguros vamos estar todos. Se tiverem dúvidas ou opiniões usem e abusem dos comentários.

Adriano Cruz

Adriano Cruz é um profissional de Informática interessado em Internet, Fotografia e blogging. Nos tempos livres escreve nos InteressesPessoais.com sobre Fotografia, Software utilitário e Gadgets...

More Posts - Website