Para quem usa como browser favorito o Firefox 4 certamente usa alguns extras/addons com alguma frequência. Por vezes acontece que ao fim de algum tempo acaba-se por deixar de se usar determinado extra/addon pelo simples facto de não estar visível na interface do browser, caindo assim no esquecimento. Ora bem, mas existe uma solução muito simples para que os extras/addons fiquem à distância de um clique!

No meu caso uso com regularidade o extra FireFTP, que é o meu cliente de FTP favorito, sem ter assim necessidade de ter mais um programa instalado. Por exemplo para aceder ao FireFTP, é necessário navegar por alguns menus do Firefox até lá chegar.

Aceder ao FireFTP pelos menus do Firefox 4

Aceder ao FireFTP pelos menus do Firefox 4

 

De forma a evitarmos andar a navegar por menus podemos simplesmente mostrar a Barra de extras do Firefox. Basta clicarmos na barra de tabs do Firefox com o botão direito do rato e escolhermos “Barra de extras”.

Mostrar Barra de extras no Firefox 4

Mostrar Barra de extras no Firefox 4

 

A partir deste ponto já temos disponível no fundo da janela do Firefox uma pequenina barra onde estão os extras/addons disponíveis.

A barra com os extras/addons disponíveis no Firefox 4

A barra com os extras/addons disponíveis no Firefox 4

 

Nem todos os extras/addons se podem colocar nesta barra, pois depende da funcionalidade de cada um. Podem existir alguns que aparecem automaticamente na barra, como por exemplo o Screengrab que podem consultar no artigo Printscreens no Firefox com o Screengrab.

Para adicionar ou remover manualmente extras/addons à barra de extras clicamos na barra de tabs do Firefox com o botão direito do rato e escolhemos “Personalizar…”.

Personalizar Barra de extras no Firefox 4

Personalizar Barra de extras no Firefox 4

Depois basta arrastarmos extras/addons da janela para a barra de extras para adicionar e o inverso para remover da barra de extras.

Adicionar/remover extras à Barra de extras no Firefox 4

Adicionar/remover extras à Barra de extras no Firefox 4

Desta forma todos os extras/addons que podem ser colocados na barra de extras ficam assim à incrível distância de um clique! Poupa-me muitos cliques, mas parece-me que não vai ser só a mim!

Em caso de questões, dúvidas, deixe um comentário no final da página e partilhe com os seus amigos.

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus