O aparecimento de browsers com tabs (separadores) veio dar um novo significado ao multi-tasking, mas por outro lado, pode tornar todo o computador lento, levando-o a arrastar-se ou até mesmo deixar de responder, isto se não tivermos cuidado com o número de tabs abertas. Muitas vezes, uma única tab é suficiente para o próprio browser parar de responder. Mesmo que não tenham scripts a correr, tabs demais levam a uma deterioração da performance do browser, tornando a navegação intermitente ou à paragem do browser. A solução passa por evitar que as tabs que não estão activas, ou a ser utilizadas, não consumam recursos, a não ser os estritamente necessários.

Solução Firefox

No caso do Firefox, existe o add-on Suspend Tab,que permite suspender totalmente toda a actividade das tabs que não estão a ser utilizadas. Isto faz com que o browser liberte recursos valiosos do sistema, tornando-o mais responsivo aos inputs do utilizador. As tabs podem ser suspensas através do menu de contexto, ou podem ser suspensas de forma automática, após um determinado período de inactividade. É ainda possível ter tabs numa “lista branca”, permitindo que essas tabs não sejam suspensas e possam continuar a funcionar de forma adequada (útil para email, por exemplo).

suspender tab Firefox

Suspender tab através do menu de contexto

lista branca sites a não suspender

“Lista branca” de sites para não suspender

Solução Google Chrome

Os utilizadores do Google Chrome podem utilizar a extensão The Great Suspender, que suspende as tabs de forma automática após um período de tempo inactivas. Isto reduz o número de elementos dom na página e assegura que não ocorram falhas de memória ou JavaScrips a mais a correr.

great suspender

Uma tab pode ser restaurada clicando em qualquer lugar dessa página. Também tem a funcionalidade de “list branca”.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus