Nos dias de hoje tentamos ter sempre connosco todos os documentos e informações necessárias, pois nunca se sabe quando precisamos. O serviço Dropbox, já falado anteriormente, permite-nos tal feito, num PC ou Mac. Então e no nosso tablet/telefone Android? Pois é mesmo o que vou mostrar hoje, aceder à Dropbox no nosso Android. É muito simples e de fácil utilização.

Sei que começam já a pensar: “então mas se instalar a Dropbox no meu Android todos os ficheiros vão ser descarregados para o meu dispositivo?”. A resposta é não. Não é guardado nenhum ficheiro  localmente, simplesmente navegamos pelas pastas e ficheiros. Somente é descarregado um ficheiro quando o seleccionamos para abrir no nosso Android, e enviado/sincronizado na Dropbox quando fazemos alterações nos ficheiros e guardamos.

Podem ficar desde já tranquilos, pois não têm de se preocupar com tráfego gerado e tempo de espera de sincronizações.

Para usarmos a Dropbox primeiro temos de instalar a aplicação disponibilizada no site da Dropbox: Dropbox Android

Depois de instalar no meu Android criei um atalho para aceder mais rápido:

Abrir a Dropbox

Abrir a Dropbox

 

Após a configuração inicial (definirmos uma conta que já temos, ou mesmo criar uma nova conta) entrarmos na nossa Dropbox é-nos mostrado as nossas pastas iniciais:

Pastas na Dropbox

Pastas na Dropbox

 

Abri a pasta “Documentos” que no meu caso tem alguns ficheiros Microsoft Office. Existem várias aplicações para abrir este tipo de ficheiros no Android, muitas delas pagas. Mas a melhor que conheço e que recente passou a ser totalmente gratuita é o Kingsoft Office 2012, que nos permite visualizar, criar e alterar ficheiros Word (.doc, .docx), Excel (.xls, .xlsx) e Powerpoint (.ppt, .pptx). Aconselho a instalação desta aplicação pois é com ela que vou exemplificar.

Ficheiros na Dropbox

Ficheiros na Dropbox

 

Quando seleccionamos um ficheiro Word, Excel ou Powerpoint surge a opção de escolhermos com que programa queremos abrir (pelo menos é o que acontece no meu tablet). Escolhi abrir com Kingsoft Office:

Abrir Ficheiros Excel e Word no Kingsoft Office

Abrir Ficheiros Excel e Word no Kingsoft Office

 

Aqui vos deixo dois exemplos de ficheiros abertos, um de Word 2010 e outro de Excel 2010:

Ficheiro Word 2010 aberto no Kingsoft Office

Ficheiro Word 2010 aberto no Kingsoft Office

Ficheiro Excel 2010 aberto no Kingsoft Office

Ficheiro Excel 2010 aberto no Kingsoft Office

 

Agora já não têm desculpa para não terem sempre as informações críticas literalmente na vossa mão 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus