Hoje em dia as drives flash USB, pens flash USB, memórias flash USB, são um dispositivo banal no dia-a-dia mas também um dispositivo de armazenamento compacto e muito potente. São económicos, pequenos, com capacidade suficiente para grandes ficheiros e não se danificam tão facilmente como os discos duros externos. No entanto não estão 100% livres de se danificarem e existem algumas regras básicas que devem seguir para que não acabem com uma drive flash USB inutilizada ou os dados nela contidos.

Com este artigo vou mostrar como usar da melhor maneira uma drive flash USB, desde a ligação ao computador até à sua remoção com algumas dicas. Estas dicas vão ajudar a evitar a corrupção de dados, quer na drive flash USB quer no computador. Todas as dicas são fáceis de seguir e ajudam a manter a drive flash USB e os dados seguros.

 

1 – Desactivar o AutoRun

Exemplo de ficheiro que faz AutoRun de um trojan

Exemplo de ficheiro que faz AutoRun de um trojan

O AutoRun é uma funcionalidade do Windows que permite que programas corram automaticamente de um dispositivo de armazenamento externo, tal como CD/DVD ou drive flash USB, assim que este é ligado ao computador. Não deve ser confundido com o AutoPlay, que somente permite lançar conteúdos multimédia no dispositivo de várias maneiras. Para protejer os dados no computador, o AutoRun deve ser desactivado para evitar infecções de software malicioso que é executado a partir de drives flash USB quando são ligadas ao computador.

As boas notícias é que se estão a utilizar o Windows 7, estão seguros. A Microsoft reagiu a estes ataques de malware e desactivou o AutoRun, excepto para CD/DVD que são usados no respectivo leitor. Se estão a utilizar o Windows XP ou o Windows Vista devem instalar o patch KB971029 para obterem o mesmo tipo de protecção do AutoRun.

 

2 – Fazer scan às drives flash USB com um Anti-Virus

Mesmo quando o AutoRun está desactivado, podemos ainda assim correr o risco de infectar o computador com malware que está escondido na drive flash USB. Se o vosso anti-virus tem a funcionalidade de efectuar o scan automaticamente, então façam-no. Se não, podem iniciar manualmente um scan com o anti-virus ou anti-malware que têm instalado.
Acedam ao “O Meu Computador”, façam clique direito no rato em cima da drive flash USB e escolham analisar ficheiros ou efectuar scan. As opções que aparecem dependem do software que têm instalado.

Analisar vírus na drive USB

Analisar vírus na drive USB

 

3 – Evitar trabalhar com documentos directamente da drive flash USB

Copiar ficheiros para o ambiente de trabalho

Copiar ficheiros para o ambiente de trabalho

É muito cómodo ter sempre os ficheiros à mão e trabalhá-los directamente a partir da drive flash USB. No entanto existem diversos problemas associados a esta prática. Um dos principais é o facto de as drives flash USB terem aproximadamente 10.000 ciclos de escrita e eliminação de dados até começarem a falhar e ficarem inutilizadas.

Visto isto é recomendável que não guardem directamente os ficheiros na drive flash USB enquanto os estão a editar. Copiem os ficheiros para o ambiente de trabalho do computador e quando acabarem cortem e colem os ficheiros de volta para a drive flash USB. Desta forma têm uma cópia de segurança dos ficheiros enquanto os estão a editar no ambiente de trabalho do computador.

Se estiverem a trabalhar num computador público, pode ser mais seguro trabalharem directamente na drive flash USB do que se esquecerem do ficheiro no computador público.

 

4 – Remover hardware com segurança e ejectar suporte de dados

Ejectar e remover drive flash USB

Ejectar e remover drive flash USB

A forma correcta de remover uma drive flash USB (ou disco externo) do computador, é através da barra de tarefas do Windows e ejectar o dispositivo antes de o remover fisicamente. Se simplesmente o removermos corremos o risco de corromper ficheiros que ainda estavam abertos.

Para o fazermos com segurança, vamos à barra de tarefas do Windows 7, procuramos o icon de drive removível, clicamos nesse icon e no menu que aparece escolhemos ejectar o disco amovível que queremos remover.

 Se aparecer uma mensagem de erro do tipo “Este dispositivo está actualmente em uso…”, então é provável que exista um ficheiro, pasta ou programa ainda abertos na drive flash USB. Certifiquem-se de que têm tudo fechado e tentem novamente. Se mesmo assim aparecer a mesma mensagem de erro reiniciem o computador e removam a drive flash USB quando o Windows encerrar e antes de começar a iniciar o Windows novamente.

Assim que a drive flash USB seja ejectada com sucesso podem então removê-la em segurança.

 

 5 – Dicas gerais de hardware

Drive Flash USB

Drive Flash USB

Ao contrário dos discos rígidos, as drives flash USB não têm peças móveis daí serem menos susceptíveis a danos físicos. Mesmo assim, não deixa de ser uma peça de hardware e deve ser manuseada com cuidado, especialmente se contém dados sensíveis. Tentem não deixar cair, mantenham-na afastada da água e humidade e não a exponham a temperaturas elevadas.

Se a vossa drive flash USB apanhou água não a liguem ao computador enquanto não secar totalmente. Se a ligarem molhada ao computador irá ocorrer um curto-circuito danificando a drive e todos os dados nela contidos. É um facto válido para todo o hardware. Guardem a drive num local seco e quente (até 40ºC no máximo) durante pelo menos 48 horas ou usem um secador de cabelo em temperatura baixa/média.

Tenham também em atenção que as drives flash USB são pequenas e por isso facilmente esquecidas por exemplo num bolso ou quando as ligamos num computador público. Coloquem-lhe um cordão e/ou coloquem-na num porta-chaves para assim não a perderem ou para evitar que vá com a roupa à máquina de lavar.

É também provavelmente uma boa idéia não expor a drive flash USB a fortes campos magnéticos, tais como uma ressonância magnética. Pequenos ímãs, no entanto, não devem ser temidos.

Normalmente seguem estas dicas? Conhecem outras? Quais?

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus