Com a fotografia digital a tomar por completo o lugar das tradicionais fotografias em rolo, tem-se tornado cada vez mais importante ter um software para edição de imagem. O rei de todos esses softwares é sem dúvida o Photoshop, mas com um preço de cerca de aproximadamente 700 euros para a versão completa, a maior parte dos utilizadores questiona-se se não será possível fazer as mesmas coisas com algum software gratuito…


O programa que cada um necessita depende do que pretende fazer com ele.

Paint.NET

O Paint.NET é uma programa bastante rico em opções, tutoriais e com um comunidade on-linee bastante participativa, sempre disposta a ajudar os novos utilizadores ao longo da sua curva de aprendizagem. Inicialmente o Paint.NET começou a ser desenvolvido com o objectivo de substituir o Microsoft Paint, sendo actualmente mantido por alguns dos intervenientes nesse projecto inicial.
Possui um grande número de botões que são exactamente como os do Photoshop bem como um grande número de funcionalidades como as do Photoshop, o que faz dele um forte candidato como substituto para todos os que procuram um software como o Photoshop. Arrisco a dizer que a grande maioria das coisas que se podem fazer no Photoshop poderão ser igualmente feitas com o Paint.NET.

GIMP

O GIMP é sem dúvida um programa bastante completo e com a grande maioria das funcionalidades do Photoshop. Se necessita de um programa que permita a criação de várias layers, manipular partes individuais de uma imagem, criar filtros e ferramentas para trabalhar com uma grande variedade de formatos, incluindo os formatos nativos do Photoshop como ficheiros PSD, por exemplo, então o GIMP é o programa indicado para si.
Para quem já utilizou o Photoshop, a interface irá parecer razoavelmente familiar, com muitos dos botões a terem os mesmos nomes e estarem nos mesmo sítios. Para os que nunca utilizaram nenhum programa avançado de edição de imagem, o GIMP tem uma lista bastante completa de tutoriais, desde utilizador iniciado até utilizador avançado que podem ser consultados na página de documentação do GIMP.

PhotoScape

O PhotoScape foi pensado para ser um software amigo do utilizador, com uma selecção de tipos de projectos muito intuitiva à escolha, que vão desde edição de imagem e criação de GIF’s, até wizards para juntar duas fotos numa ou tirar screenshots.
É certo que não tem tantas funcionalidades como o Photoshop, mas consegue fazer, com apenas um ou dois cliques, muitas coisas que para um utilizador de Photoshop necessitariam de vários cliques para as fazer.

VCW VicMan’s Photo Editor

O VCW trás como opção um software para criação de álbuns, mas mesmo sem esse software, o VCW consegue ser uma ferramenta bastante útil para edição de imagem. O programa tem um interface antiquado, não sendo atractivo visualmente, mas as suas ferramentas funcionam bem e permitem-nos fazer a maior parte das coisas que necessitamos de um software simples de edição de imagem, como pro exemplo crop, ferramentas de desenho, contraste e ajustes de cor, efeitos e filtros. Junto com o programa vem um tutorial em vídeo para ajudar na familiarização do funcionamento do programa.

Picnik – opção on-line

O Picnik é um software de edição de imagem on-line, simples mas útil, que pode ajudar com os ajustes básicos de uma imagem como olhos vermelho ou filtros mais avançados, que se podem encontrar na tab “Create”, que nos disponibiliza opções para efeitos de cor e de texto, e muitos outros filtros que se podem encontrar no Photoshop. Não é pensado para edição avançada de imagens, nem trabalha com layers, mas mostra bons resultados em ajustamentos pré-definidos apenas com um clique de rato.

Tal como acontece com outros programas, existem certamente mais opções do que as que imaginamos, sendo os exemplos acima apenas uma amostra do software que existe disponível online para substituir software comercial.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e “matar” o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus

  • 17
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •