É certo que o pão não deve ser consumido sem controle, principalmente por quem está a tentar perder peso. Mas também é certo que se comermos pão com peso conta e medida não afecta a dieta que possamos estar a fazer. O mais provável é comprarmos pão fresco numa padaria ou pastelaria da zona, mas podemos ter o mesmo prazer se formos nós mesmos a fazer o nosso próprio pão em nossa casa.

Pois bem, é mesmo isso que vos vou mostrar hoje: como fazermos bom pão caseiro em nossa casa. Os ingredientes para fazer pão são do mais simples que podem pensar, ora tomem nota dos 4 ingredientes que vamos precisar:

  • 500 gr de farinha sem fermento (e mais alguma para polvilhar)
  • 10 gr de sal
  • 7 gr de fermento de padeiro (usei daqueles pacotes com fermento em pó)
  • 400 ml de água
Ingredientes

Ingredientes

De seguida colocamos todos os ingredientes numa tigela e amassamos. Eu costumo amassar com uma colher de pau, mas podem amassar com as mãos. Amassem bem até a massa ficar bem consistente.

Amassar

Amassar

Amassar

Amassar

Depois de termos a massa no ponto, polvilhamos com alguma farinha e marcamos uma linha horizontal ao nível da massa, para que assim tenhamos a certeza de que a massa ao levedar passe bem essa marca.

Massa pronta

Massa pronta

De seguida tapamos a tigela com um ou vários panos e deixamos a repousar durante cerca de 1 hora, num sítio ameno (não pode ser num sítio muito frio) para a massa começar a levedar.

Massa a levedar

Massa a levedar

Passado 1 hora destapamos a tigela e podemos começar a manusear a massa. Reparem que a massa deve estar bastante fofinha, ou seja, lêveda.

Massa lêveda

Massa lêveda

Como entretanto me lembrei que tinha um chouriço decidi fazer também 2 pãezinhos com chouriço. Separei então a massa em duas partes iguais. Uma das partes fiz um pão, e com a outra parte fiz 2 pãezinhos com chouriço.

Polvilhem com farinha uma parte da vossa bancada (no meu caso uso uma tábua de cozinha) para manusearmos a massa, de forma a que a massa não se pegue na bancada ou tábua de cozinha. Para retirarem a massa da tigela sem que se pegue nas mãos coloquem alguma farinha nas mãos e vão polvilhando a massa em volta da tigela.

Preparar bancada ou tábua de cozinha

Preparar bancada ou tábua de cozinha

2 bolas de massa

2 bolas de massa

Feitas estas duas bolas de massa, dividí ainda uma delas em outras duas partes iguais para fazer os pães com chouriço. Estendemos a massa no formato de um rectângulo, colocamos generosamente rodelas fininhas de chouriço e vamos enrolando.

Pão com chouriço

Pão com chouriço

Pão com chouriço

Pão com chouriço

E está na hora de ir para o forno. Devem pré-aquecer o forno a 220º. Polvilhem com farinha um tabuleiro de ir ao forno (eu forrei o meu tabuleiro com papel de alumínio que polvilhei depois com farinha). Coloquem o pão e os pães com chouriço no tabuleiro e levem ao forno, sempre a 220º.

Pão para o forno

Pão para o forno

Os pães com chouriço demoram cerca de 30 minutos, já o pão demora cerca de 45 minutos. Fiquem de olho no pão, pois se começar a ficar corado demais coloquem uma prata por cima para não queimar o pão. Passado esse tempo, para cada um, retirem do forno e enrolem num pano para repousar.

Pão com chouriço pronto

Pão com chouriço pronto

Pão caseiro pronto

Pão caseiro pronto

Pão a repousar

Pão a repousar

Muitos de vocês pode pensar que fazer pão em casa na nossa cozinha vamos sujar a cozinha toda com farinha, etc., mas enganam-se. Para fazer o meu pão na minha cozinha garanto que apenas sujo (se é que se pose chamar sujar) a minha tábua de madeira onde preparo a massa para depis colocar no forno. Mas também é uma questão de organização e de prática.

Não se esqueçam de moderarem o consumo de pão, e especialmente de pão com chouriço. É preferível que cometam esta “loucura” no máximo uma vez por mês, não vá isto cair em rotina e ficarem terrivelmente viciados 😉

Bom apetite!

Pão Caseiro e Pão com Chouriço

Pão Caseiro e Pão com Chouriço

NOTA: entretanto experimentei amassar a massa do pão com uma batedeira normal que usamos para bater claras em castelo, mas com as varetas que fazem uma espécie de expiral e com aquele recipiente que roda, onde colocamos a batedeira. Assim já não me canso nada para amassar e o pão fica delicioso. No caso de usarem a batedeira não jutem logo a água toda de uma vez à farinha, juntem aos poucos. Vão ver que é mais fácil 😉