O limão é uma fruta muito presente na nossa alimentação, quer seja em cozinhados, bolos, doces ou refrescos. As razões para consumirmos limão são imensas e podemos fazê-lo de diversas formas.

Uma dessas formas é precisamente beber o sumo do limão e podemos assim disfrutar da enorme quantidade de vitamina C.

Espremam o sumo de um limão para um copo de água (diluindo assim o sumo do limão na água) e bebam com a maior das satisfações e desfrutem da fantástica vitamina C bem fresquinha.

Beber assim um copo de água com sumo de limão com alguma regularidade traz-nos alguns poderes e benefícios ao nosso organismo, tais como:

  • Excelente fonte de vitamina C
    água com limão

    água com limão

    Os limões têm uma grande quantidade de vitamina C, o que fortalece bastante o nosso sistema imunitário. Quando os níveis de vitamina C no nosso organismo são baixos, o nosso sistema imunitário fica fragilizado. Os limões são também ricos em potássio, o que estimula a actividade cerebral e o sistema nervoso. O potássio ajuda também a reduzir os radicais livres, fomenta a produção de glóbulos vermelhos no sangue e ajuda a controlar a pressão arterial. Tudo isto significa que ficamos com mais energia, com a pele mais saudável prevenindo o envelhecimento, reduz o stress, reduz o risco de doenças e ajuda a concentrarmo-nos.

 

  • Controla os níveis de pH
    Os níveis de pH no nosso organismo oscilam entre pH alcalino e pH ácido. Quando o nosso organismo atinge um pH mais ácido faz com que seja muito provável adoecermos. Por vezes temos a idéia de que não conseguimos controlar de alguma forma a doença de que padecemos. Existem muitos factores que contribuem para que as doenças se instalem, mas existem também alguns factores que podemos controlar para tentar combater as doenças. Uma das formas é ingerir mais alimentos alcalinos, o que faz com que o nosso organismo inicie a sua recuperação, sendo que o limão é um dos alimentos mais alcalino que existe.

 

  • Ajuda a perder peso
    água com limão

    água com limão

    Quando o nosso organismo está desequilibrado é extremamente difícil perder peso. Levar uma vida feliz com o nosso corpo e mente saudáveis é uma das formas mais rápidas para emagrecer. Uma dieta mais alcalina faz-nos mais felizes, sendo que quem faz uma dieta mais alcalina tende a perder peso mais rápidamente. Os limões contêm também fibra pectina, que nos ajuda a normalizar os níveis de fome.

 

  • Melhora a digestão
    A forma como ocorre a digestão está directamente ligado com a felicidade. Quando o aparelho digestivo está obstruído normalmente é significado de um problema maior. O sumo de limão ajuda a limpar o sistema digestivo e favorece a produção de bílis no organismo. Este efeito ajuda a normalizar o processo do sistema digestivo.

 

  • Ajudar a largar o vício do café
    Muitas pessoas não conseguem passar o dia sem beber 2, 3 ou mesmo 4 cafés, um ritual que por vezes nem se apercebem da quantidade de cafés diários que consomem. O café afecta o sistema nervoso, a digestão e a energia, de forma não saudável. Ao passar a introduzir limão na dieta, estamos a contribuir para uma melhoria do nosso organismo ficando mais saudável, e ao mesmo tempo podemos encarar esta nova adição na dieta como uma forma de reduzir o café ou mesmo deixar de beber café.

 

É claro que não há refeição ou uma dieta milagrosa que produza efeitos de um dia para o outro. Tem tudo a ver com o facto de se fazer uma dieta equilibrada e pensar antecipadamente, pois a chave são as pequenas escolhas que fazemos a longo prazo são fundamentais para alcançarmos um corpo saudável e assim o mantermos 😉