Para saberem se têm de baixar ou não o nível de colesterol primeiro têm de efectuar o teste.

Este teste aos níveis de colesterol pode ser realizado em qualquer farmácia e o resultado é imediato.

As pessoas que têm o colesterol elevado (podem verificar aqui os níveis normais de colesterol) devem ter o cuidado de alterar a forma de confecção dos alimentos substituindo alguns dos alimentos.

Podem por exemplo substituir o sal por ervas aromáticas.

O sabor dos alimentos mantém-se muito semelhante, sendo o cuidado com a alimentação uma das formas mais eficazes para baixar o colesterol.

Dicas para baixar o colesterol

Dicas para baixar o colesterol

Existem pequenos hábitos alimentares que podemos passar a ter e que são fáceis de alterar no dia-a-dia. Aqui ficam algumas dicas que se tomadas em conta na nossa alimentação diária ajudam a baixar os níveis de colesterol para níveis normais:

evitar a gema

evitar a gema

A gema de ovo deve ser evitada ao máximo, não devendo exceder uma gema por semana. Quando for necessário utilizar um ovo deve substituir-se por duas claras, evitando sempre a gema.

O leite magro é o mais aconselhado para baixar o colesterol.

vegetais

vegetais

Devemos dar prioridade aos vegetais cozidos em água, vapor ou grelhados, evitando sempre fritar ou saltear.

Devem-se utilizar ervas aromáticas para dar um sabor especial  aos vegetais substituindo desta forma as gorduras (margarina ou manteiga).

As carnes e o peixe devem ser sempre assados ou grelhados. Devemos retirar toda a gordura da carne e a pele do frango. Devemos excluir completamente as carnes vermelhas da dieta para baixar o colesterol.

limão

limão

Devemos evitar sempre os molhos para as saladas, substituindo-os por vinagre ou limão.

Ao seguirmos estas pequenas dicas estamos no bom caminho para uma alimentação saudável e equilibrada e que irá contribuir para uma redução do colesterol.

De relembrar que a prática regular de exercício físico aliada com estas dicas ajuda também a baixar os níveis de colesterol assim como nos fortalece física e mentalmente. Exercício físico e alimentação equilibrada é o ideal 😉