O colesterol por vezes pode ser visto como algo sinistro e assustador para muitas pessoas, mas na realidade trata-se simplesmente de uma das principais gorduras existentes no sangue.

Muitas pessoas não sabem, mas a maior parte do colesterol que temos é produzido pelo próprio organismo, sendo que apenas uma pequena parte provém da alimentação.

Ter um nível elevado de colesterol no sangue pode ser perigoso se for do tipo LDL, pois este é o tipo de mau colesterol responsável por provocar ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, ou seja, AVC.

LDL, ou lipoproteínas de baixa densidade, é o mau colesterol, que se forma no fígado e transporta as gorduras até às células. O excesso de LDL faz com que se deposite nos vasos sanguíneos o que a longo prazo provoca aterosclerose (doença inflamatória crónica caracterizada pela formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos).

HDL, ou lipoproteínas de alta densidade, é o bom colesterol, pois é uma forma de eliminação do organismo absorvendo o colesterol que vai ficando depositado nas artérias/veias.

Colesterol - Bom e Mau

Colesterol – Bom e Mau

Quer o mau colesterol quer o bom colesterol têm um valor ideal, sendo que os valores de LDL (mau colesterol) devem ser inferiores a 130mg/dl e os valores ideais de HDL (bom colesterol) devem ser superiores a 40mg/dl. Os valores somados dos dois não devem ser superiores a 200mg/dl.

Esta é uma doença silenciosa, pois não demonstra quaisquer sintomas, o que quer dizer que podemos sofrer um ataque cardíaco ou um AVC sem que nada o faça prever.

O segredo está em prevenir-se logo à partida, fazendo exercício com alguma regularidade e ter cuidados redobrados na alimentação fazendo uma alimentação o mais saudável possível.