A laranja e o limão são os citrinos mais comuns e que todos conhecem.

Ambos são extremamente ricos em vitamina C, sendo o limão bastante mais ácido em relação à laranja, que por sua vez chega a ser bem doce.

O sumo destes dois citrinos é muitas vezes usado em refrescos, molhos, aperitivos, remédios, xaropes e também produtos de limpeza, tendo por isso uma utilização muito versátil.

O consumo destes citrinos contribui para a redução de risco de várias doenças.

A vitamina C, também conhecida por ácido ascórbico, proporciona a boa formação dos dentes e dos ossos, ajuda a prevenir doenças do coração, gripes. Fortalece também o sistema imunológico, ajuda no funcionamento normal dos glóbulos brancos no sangue, sendo também eficaz no combate a doenças infecciosas.

Benefícios da laranja e do limão para saúde

Benefícios da laranja e do limão para saúde

Benefícios da laranja e do limão para saúde

Benefícios da laranja para saúde

Se estivermos com uma enxaqueca, a laranja pode ajudar a aliviar. Basta fazer um chá de casca de laranja. Para isso deve-se juntar a casca de 1 laranja a cerca de 250ml de água, deixar ferver durante cerca de 15 minutos e beber uma chávena.

Em caso de febre, deve-se aquecer o sumo de uma laranja, acrescentar duas colheres de mel e beber de seguida. Deve-se repetir 3 vezes ao dia.

Benefícios da laranja e do limão para saúde

Benefícios do limão para saúde

Para combater a asma pode-se assar no forno um limão com casca  durante cerca de 20 minutos a 180º, de seguida espremer o sumo, juntar 2 colheres de mel e tomar duas vezes por dia.

Já todos tivemos pelo menos uma vez azia e não sabemos o que fazer. É bem simples, podemos beber o sumo de dois limões diluído numa chávena de água.

Em caso de enjoo, basta cheirarmos a casca do limão e ficamos melhor.

Para ajudar a curar uma gripe ou constipação (muito comuns nesta altura do ano) podemos fazer um xarope caseiro de limão. Esprememos o sumo de 1 limão, 2 colheres de mel, 1 colher de sumo de cebola (podem usar uma liquidificadora para obter o sumo da cebola), 1 chávena com água bem quente, misturamos tudo e bebemos 2 vezes por dia.

Finalmente deixo-vos uma dica para o consumo fresco destes citrinos (principalmente a laranja). A vitamina C existe em abundância nas laranjas e nos limões, mas é extremamente instável, pois a sua exposição ao oxigénio e à luz faz com que ocorram reações químicas que vão destruindo a vitamina C. Se estiver demasiado tempo exposta perde quase na sua totalidade o conteúdo vitamínico. Por isso o melhor a fazer é espremer/descascar e comer/beber na hora para aproveitar ao máximo a vitamina C na sua essência 😉