Certamente já vos aconteceu várias vezes ficarem com fome apesar de terem acabado de comer uma refeição à relativamente pouco tempo. Por exemplo, pouco tempo depois de tomarem o pequeno almoço estarem já com uma fome extrema para almoçar.

Sem nos apercebermos, vamos ficando vítimas de um inexplicável apetite, o que nos pode levar a comer todo o tipo de doces, bolachas, snacks, etc., com elevadas calorias, açúcar e gordura, levando consequentemente ao aumento de peso.

Ao contrário do que possam pensar, a solução não é tomar aqueles comprimidos milagrosos que nos fazem perder o apetite, mas sim comer os alimentos certos! Pode parecer estranho, mas comer pode mesmo fazer-nos diminuir o apetite durante mais tempo, desde que se escolham os alimentos certos para diminuir o apetite.

Aqui ficam 8 alimentos que vos vão deixar saciados durante muito mais tempo:

Ovos

Ovos

Se comermos ovos ao pequeno almoço passamos a ter fome mais tarde. Os ovos são uma combinação perfeita de proteínas e gordura, por isso satisfazem mais do que outras alimentos que possamos comer ao pequeno almoço. Apesar do alto teor de gemas, os ovos não são o principal culpado no aumento de colesterol no sangue. No entanto podem sempre comer apenas as claras do ovo, que também contêm proteínas e reduz a sensação de fome.

Abacates

Abacates

A carne verde e cremosa do abacate não é apenas saborosa, contém também fibra gordura mono-saturada benéfica para o coração. Os acabates podem ser o alimento ideal para matar a fome. Os alimentos ricos em fibra e gordura tendem a demorar um pouco mais o processo da digestão, fazendo com que nos sintamos com menos fome, ingerindo assim menos calorias. O ácido oleico dos abacates (uma gordura mono-saturada), indica ao cérebro que o estômago está cheio. Mas tenham em mente que, além de serem nutritivos os abacates têm bastantes calorias. Apenas metade de um abacate contém cerca de 140 calorias.

Legumes

Legumes

Uma refeição com feijões, grão de bico, lentilhas ou mesmo com amendoins oferece-nos proteínas magras e boas gorduras. Esta combinação contribui para que os níveis de açúcar no sangue se mantenham estáveis, transmitindo-nos também a sensação de saciados durante mais tempo.

Pimenta Cayenne

Pimenta Cayenne

Esta poderosa especiaria é um autentica combatente do apetite. Usando numa refeição meia colher de chá de pimenta cayenne de certa forma faz com que comamos na próxima refeição até menos 60 calorias. Na refeição que fazemos e usamos a meia colher desta pimenta faz com que o nosso organismo queime até 10 calorias extra.

Água

Água

Existem todas e mais algumas razões para bebermos água, até porque beber água é essencial para que todo o nosso organismo (orgãos, tecidos, ossos, articulações, sistema digestivo) funcione sem problemas. Além de tudo isto pode também inibir a fome. Basta que antes de cada refeição bebam 2 copos de água, e fará com que ingiramos até menos 90 calorias na refeição.

Iogurte Grego

Iogurte Grego

O iogurte grego é rico em cálcio e baixo em açúcar e extremamente rico em proteínas. Um só iogurte grego chega a ter o dobro das proteínas de um iogurte normal. As proteínas nos alimentos é um dos maiores factores para nos sentirmos saciados. Os alimentos ricos em proteínas contêm também alguma gordura, o que faz com que não tenhamos fome durante mais tempo.

Sopa

Sopa

A sopa é uma parte da refeição que não se deve deixar de parte. Uma boa sopa que nos permita saciar a fome durante mais tempo tem de ser uma sopa com os vegetais picados ou cortados aos bocadinhos, em vez de ser tudo triturado e ficar só o puré. São esses pedaços de vegetais que vão ajudar a que tenhamos fome mais tarde do que o normal, pois torna a digestão um pouco mais demorada. Dependendo dos vegetais que usarmos na confecção da sopa, poderá ser bastante rica em fibras, proteínas, hidratos de carbono e gorduras boas.

Amêndoas

Amêndoas

Todos os frutos secos contêm gorduras benéficas para o coração, mas as amêndoas contêm mais fibra, o que nos oferece um maior período de tempo sem fome. Comer cerca de 15 amêndoas entre o almoço e o jantar ajuda-nos a estarmos saciados durante mais tempo, evitando assim comermos aquelas bolachinhas, bolinhos ou salgadinhos a meio da tarde. No entanto convém não abusar do consumo de amêndoas pois inibe o apetite para a próxima refeição e contribui bastante para a ingestão de excesso de calorias.

Estes são apenas alguns dos alimentos que nos podem baixar o nível de apetite e assim mantermo-nos mais tempo sem termos fome. Como podem ver, seguindo pequenas dicas podemos manter ou mesmo perder peso sem deixar de comer ou fazer dietas rigorosas e algumas severas e malucas.