A visibilidade é uma parte fundamental da POO (Programação Orientada a Objectos). Permite-nos controlar de onde os membros da classe podem ser acedidos, por exemplo para prevenir que uma determinada variável seja modificada de fora da classe. A visibilidade por defeito é public, o que significa que os membros da classe podem ser acedidos a partir de qualquer parte. Isto quer dizer que declarar o tipo de visibilidade é opcional, uma vez que se torna público se não definirmos o modificador de acesso. Por questões de compatibilidade, a forma antiga de declarar variáveis de classe, onde se usava o prefixo “var” (esta forma é do PHP 4 e não deve ser mais usada) irá ficar também com a visibilidade public por defeito.

O PHP é muito simples nesta área, porque apenas inclui 3 modificadores de acesso diferentes: private, protected e public.

Membros Private apenas podem ser acedidos de dentro da própria classe.

Membros Protected apenas podem ser acedidos de dentro da própria classe e das classes filhas.

Membros Public podem ser acedidos a partir de qualquer parte (fora da classe, dentro da própria classe e das classes filhas).

Artigo anterior do tutorial PHP:

Construtores e destrutores – Classes em PHP

Artigo seguinte do tutorial PHP:

Herança – Classes em PHP

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus