As variáveis são um dos aspectos mais importantes de todas as linguagens de programação. Permitem-nos guardar um valor num “recipiente” com um nome, para que possamos usar ou manipular quando necessário. Guardar e ler dados da memória é uma tarefa algo complicada, mas felizmente o PHP torna-nos essa tarefa transparente, sendo extremamente fácil declarar e usar variáveis.

As variáveis em PHP são identificadas pelo símbolo $ no início dos respectivos nomes. O sinal de dólar é usado para informar o PHP de que o seguinte bloco de texto se refere a uma variável. Se já usaram outras linguagens de programação, certamente estariam habituados a definir o tipo de variável que estão a declarar. No entanto no PHP as variáveis não têm tipo definido. Isto significa que não têm de especificar de que tipo é a variável que estão a declarar, pois o seu tipo é definido pelo tipo de dados que lhes atribuírem. Irei abordar os tipos de dados oportunamente. Vamos agora ver algumas variáveis.

Em muitas outras linguagens, temos de declarar as variáveis antes de as podermos usar, normalmente com um comando de declaração tal como “var” ou “dim” ou no mínimo o tipo de dados que queremos usar na variável. No PHP não, basta definir o nome da variável e atribuir-lhe o valor. Por exemplo:

 

É mesmo muito simples, basta escrevermos o nome da variável com o símbolo do dólar no início, um sinal de igual e depois os dados que queremos colocar dentro da variável. Agora a variável com o nome myVar tem o valor do tipo texto “Olá Mundo!”. Usar a variável é ainda mais simples. Neste exemplo usamo-la em conjunto com a função echo, que simplesmente escreve o valor/conteúdo da variável no browser.

 

Neste exemplo usámos texto, mas podemos usar também por exemplo um número desta forma:

 

Por outro lado podemos também usar números como sendo texto. Experimentem colocar o número dentro de aspas e verão que o resultado é precisamente o mesmo. Mas será de facto a mesma coisa? A resposta é não. Pode não parecer, mas o PHP tem sempre em conta o tipo de dados que colocamos dentro das variáveis.

Artigo anterior do tutorial PHP:

Tags PHP

Artigo seguinte do tutorial PHP:

A Condição If Else em PHP

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus