Voltando mais uma vez a falar de AJAX, podemos usar este método dinâmico de carregamento de dados para as mais variadas situações.

Por exemplo, podemos usar o AJAX para nos ajudar a validar o NIF ou número de contribuinte num formulário que estejamos a construir, para garantirmos que o utilizador não se engana a digitar o número.

O funcionamento do AJAX neste exemplo é praticamente igual ao exemplo simples de AJAX com PHP que já vos tinha mostrado, a única diferença é que neste exemplo que vos vou mostrar não usa bases de dados.

Para validarmos o NIF vamos apenas usar uma função que nos vai validar o NIF que escrevermos, retornando se está correcto ou não.

Esta função para validar o número de contribuinte não foi criada por mim. Funciona apenas para os números de contribuintes portugueses, e até ver, nos testes que realizei validou sempre correctamente os contribuintes.

Temos então a função validaNIF() no ficheiro val_nif.php que será invocado através de AJAX para validar o NIF. Aqui fica então o conteúdo deste ficheiro onde temos a função, que está bem comentada:

Basicamente só precisamos de passar como parâmetro o NIF que queremos validar. O segundo parâmetro é opcional, e está por defeito com valor “true“. No caso de não querermos validar o primeiro digito do NIF passamos também este parâmetro com o valor “false“.

A funcionar em conjunto com o ficheiro val_nif.php, temos o ficheiro nif.php, onde teremos um formulário ou somente os campos que pretendemos validar. É neste ficheiro que se desenrola o iniciar desta validação do NIF. Temos aqui apenas dois campos: um para digitarmos o número, e outro com o resultado da validação:

O campo de id “nif” desencadeia a validação do NIF à medida que vamos escrevendo o número com o evento “onkeyup“, enquando que o campo de id “txtValNIF” apresenta o resultado dessa validação.

De cada vez que o campo “nif” detecta que uma tecla foi pressionada, desencadeia a validação através do seguinte script (que é também quase igual ao exemplo anterior que vos mostrei):

Para que possam testar, aqui fica o ficheiro nif.php:

Aqui fica um possível resultado visual deste exemplo:

Validar NIF com PHP e AJAX

Validar NIF com PHP e AJAX

É bastante fácil pegarem neste exemplo e adaptarem às vossas necessidades, seja para usar com ou sem base de dados. Usem a vossa imaginação e criatividade para mostrarem conteúdos dinâmicos da melhor forma aos vossos utilizadores e/ou visitantes 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus