Uma string consiste num conjunto de caracteres. Em PHP podemos considerar como sendo um array de caracteres, porque conseguimos aceder a um determinado caracter de uma string baseado índice de base zero, tal como num array. Vamos então trabalhar um pouco com string de várias formas, para que fiquem a conhecer as possibilidades.

Definir strings em PHP

Definir strings em PHP é muito fácil. Basta colocar texto dentro de aspas ou plicas, e temos uma string:

 

Ou podemos usar uma string directamente como output, sem termos de definir primeiro a variável:

 

Tal como disse, também podemos usar as plicas:

 

Na verdade, há uma diferença nas strings entre as plicas e as aspas. As strings com aspas são processadas pelo PHP para variáveis e sequências especiais de caracteres, permitindo que possamos usar variáveis dentro da própria string. Experimentem este exemplo:

 

Como podem ver pelo output, a primeira linha retorna o valor da variável, enquanto que a segunda linha simplesmente retorna o texto da string normal. Pode usar esta funcionalidade das string em aspas, ou podem usar a concatenação, como vamos ver a seguir.  A última opção oferece maior performance, ficando também desta forma o código mais arrumado.

Caracteres especiais nas strings

O que fazer quando dentro da string queremos colocar aspas? Usamos uma barra para a esquerda imediatamente antes das aspas, desta forma:

 

Mas e se precisarmos de incluir o caracter \, por exemplo no final da string? Colocamos simplesmente duas dessas barras, assim:

 

Concatenar strings

O processo de combinar duas ou mais strings tem a designação de concatenação. Em PHP é feito com o operador “.“, desta forma:

 

Podemos ter mais de duas strings, ou podemos combinar variáveis com texto entre aspas. Desta forma combinamos o primeiro e último nome de uma pessoa e colocamos um espaço no meio:

 

No próximo artigo vamos trabalhar com mais strings para vos mostrar várias funções relacionadas com as strings.

Artigo anterior do tutorial PHP:

Trabalhar com números em PHP

Artigo seguinte do tutorial PHP:

Mais Strings em PHP

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus