Integer

Hoje vamos ver como podemos trabalhar com números em PHP. Tal como já tinha mencionado no artigo anterior, em PHP temos dois tipos de dados diferentes relacionados com os números: integer e float.

Integer são números inteiros sem casas decimais, enquanto que float são sempre números com casas decimais.

Na maioria dos casos o uso de integer é suficiente sendo mais rápido e simples de trabalhar.

Vamos aqui ver alguns cálculos matemáticos simples:

 

É bastante simples. Matemática básica em PHP, e que parece quase que estamos a usar uma simples calculadora. E então como fazer quando os números vêm por exemplo de um formulário? Iremos ver esta particularidade mais à frente, e uma das técnicas que vamos usar é verificar se a variável contém um valor que possamos usar para comparação. A função is_numeric() ajuda-nos com isso. Verifica se a variável é um integer, ou se pode ser convertida para um integer. Por exemplo, “42” pode ser convertido para 42, mas “Olá Mundo” já é mais complicado. A função is_numeric() retorna true no primeiro case e false no segundo. Exemplo:

 

Em algumas situações, podemos precisar de usar um integer verdadeiro em vez de uma string que é numérica como no exemplo acima. Mesmo não tendo o PHP tipo de dados definidos para as variáveis, podemos forçar/converter para outro tipo de dados. Vejam o seguinte exemplo:

 

Usamos a keyword int, dentro de parentesis, para definir um novo tipo para a variável. Também funciona ao contrário, podemos converter um integer em string.

Float

Como já mencionei, existem dois tipos de dados diferentes para trabalharmos com números: integer e float. No exemplo que se segue mostro-vos a diferença. Experimentem este pedaço de código:

 

Se não houverem problemas o resultado do output deste código explica-se por si só. Como podem ver, é diferente operar com integer e float. Tenham em atenção que o PHP irá retornar um float em vez de integer, quando dividimos dois integers. Se convertermos o resultado para integer, será efectuado automaticamente um arredondamento para baixo.

Artigo anterior do tutorial PHP:

Tipos de Dados em PHP

Artigo seguinte do tutorial PHP:

Trabalhar com Strings em PHP

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus