Certamente já ouviram falar em AJAX (Asynchronous JavaScript And XML), e que se trata de uma nova linguagem de programação. Pois bem, estão enganados. O AJAX é uma forma de usar várias linguagens de programação em conjunto, que possibilita a troca de dados com o servidor e a actualização de pequenas partes da página sem termos de carregar a página completa.

ajax_logo

O AJAX é uma técnica usada para páginas web dinâmicas e rápidas. Permite que as páginas web sejam actualizadas assincronamente ao trocar pequenas quantidades de dados com o servidor. Isto significa que é possível actualizar apenas algumas partes da página web sem ser necessário carregar a página completa.

Algumas aplicações bastante conhecidas que recorrem ao AJAX e que fazem parte do dia a dia de muitos internautas são: Google Maps, Gmail, Youtube e Facebook.

O AJAX baseia-se nos standards da Internet e usa uma combinação de:

  • XMLHttpRequest (para trocar dados assincronamente com um servidor)
  • JavaScript/DOM (para mostrar/interagir com a informação)
  • CSS (para criar um estilo visual dos dados)
  • XML (muito usado como formato na transferência de dados)

Esta forma de tratar dados assincronamente tornou-se bastante popular em 2005 quando a Google introduziu o Google Suggest usando a tecnologia AJAX. Desta forma a busca tornou-se mais dinâmica, pois ao escrevermos letras na pesquisa da Google é-nos mostrado logo sugestões de acordo com o que estamos a tentar procurar.

Google Suggest

Google Suggest

O AJAX é baseado nos standards existentes actualmente. Estes standards têm vindo a ser usados por programadores à vários anos, e uma vez que usa os standards já existentes quer dizer que é multi-plataforma, quer sistemas operativos quer browsers. É certamente uma tecnologia a usar, pois tem um potencial enorme.

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus