Nesta fase introdutória deste tutorial ASP vamos escrever a página da praxe, Olá Mundo! recorrendo ao método Response.Write. É o comando mais básico que existe nas ASP e que produz um resultado visual nas páginas.

asp_logo

Ora vejamos:

 

Como podem ver acima, foi escrita apenas uma linha de VBScript (linguagem usada em ASP) dentro das etiquetas de abertura e de fecho, que é:

 

Este método escreve o texto “Olá Mundo!” na nossa página Web.

Outra forma de o fazer, mas em versão mais curta é a seguinte:

 

Reparem no sinal “=” logo a seguir à tag de abertura de ASP “<% strong=””>”. Tem um efeito semelhante ao método Response.Write que escreve o texto na nossa página.

Agora vamos avançar, e fazer com que a página Web nos diga a data de hoje!

 

Usar a função Date retorna a data actual, e a função Time retorna a hora. Para se obterem as duas informações usamos a função Now. O código seguinte mostra como é usada a função Now:

Podemos ainda obter também elementos individuais, como Year, Date, Month, Hour, Minute e Second, de uma data ou hora usando as funções acima descritas, por exemplo:

A mistura de texto com código VBScript é possível usando para tal o caracter & que faz a concatenação de string e variáveis.

Artigo anterior do tutorial ASP:

Introdução às Active Server Pages – ASP

Artigo seguinte do tutorial ASP:

Declarar variáveis em ASP

Poderá também gostar de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  • 4
  •  
  •  
  • 1
  •  
  • 1
  •