O PHP tem um vasto conjunto de funções para trabalharmos com strings. Não vou aqui mostrar exuastivamente todas, mas vou dar-vos a conhecer as funções para strings mais úteis.

Tamanho de uma string

Em alguns casos pode ser útil sabermos qual o tamanho exacto de uma string, ou seja, quantos caracteres tem, incluindo os espaços.

Para tal podemos usar a função strlen() como mostro no exemplo seguinte. A função apenas tem um parâmetro, que é a variável da string a medir.

 

Maiúsculas e minúsculas

Por vezes temos a necessidade de converter uma string para maiúsculas ou minúsculas. Felizmente é muito simples:

 

A função strtolower() retorna a nossa string em minúsculas, enquanto que a função strtoupper() retorna a nossa string em maiúsculas.

Encontrar uma parte da string

Se precisarmos saber a posição de parte da string, dentro de uma string grande, podemos usar a função strpos() desta forma:

 

Tenham em atenção que esta função é case sensitive, ou seja, “mundo” e “Mundo” não é a mesma coisa. Se preferirem procurar uma parte da string sem terem de se preocupar com letras maiúsculas e minúsculas usem então a função stripos().

Retornar uma parte da string

No último exemplo encontrámos a posição de um texto na string. Mas se quisermos podemos retornar essa parte da string para a podermos usar para outra coisa. A função substr() também nos pode ajudar, e neste próximo exemplo vamos usar esta função em conjunto com outras já aqui mostradas:

 

Este exemplo pode não ter qualquer utilidade neste momento, principalmente porque estamos aqui a medir uma string que poderíamos contar num segundo e usar o número da medida em si. No entanto, serve para vos mostrar como podemos combinar funções de strings para conseguirmos algo que noutras situações pode ser bem mais complicado.

Existem muitas mais funções relacionadas com strings, mas algumas delas são muito específicas e apenas são usadas em casos muito específicos. Podem sempre consultar o manual de PHP para ficarem a saber mais.

Artigo anterior do tutorial PHP:

Trabalhar com Strings em PHP

Artigo seguinte do tutorial PHP:

Trabalhar com arrays em PHP

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus