Hoje vamos ver mais formas de usar a condição if e as suas estruturas e operadores.

Com o tempo irão ver que é uma linguagem com muitas alternativas na forma de construir o código.

php_logo

Antes de mais, é importante saber como tratar a condição if com mais de uma condição.

As condições if podem ser encadeadas desta forma:

 

A linha echo só será executada se ambas as condições if retornarem true. No entanto, este exemplo poderia ser também escrito desta forma:

 

A forma como deve ser escrito depende de cada situação e das preferências pessoais de o escrever.

No artigo anterior já tínhamos visto a condição else. O PHP tem outra forma, a condição elseif. É isso mesmo, trata-se de um if e um else numa só condição.

 

É apenas uma sintaxe alternativa. Podiamos escrever também uma condição else seguida de outra condição if.

Em vez de usarmos blocos regulares de PHP, dentro de chavetas, o PHP suporta uma sintaxe alternativa para as estruturas de controlo como o if, while, etc. Não é muito comum a sua utilização, mas aqui fica um exemplo:

 

O uso desta sintaxe é meramente preferencial, para o PHP é indiferente.

O Operador Ternário

Por vezes construir a estrutura de controlo if e else não se justifica. Neste exemplo usámos a condição if para concatenar a palavra certa ao resultado de uma variável, dependento se temos alguma coisa no carrinho de compras ou não:

 

Ao usarmos o operador ternário do PHP, o código seria bem mais curto:

 

Esta forma reduz significativamente o número de linhas de código, O operador ternário é uma versão mais curta da condição if-and-else, tudo numa só linha. A condição dentro dos parêntesis é a condição if. É seguido de um ponto de interrogação “?“, e de seguida o resultado se a condição retornar true. Depois temos dois pontos “:“, seguido do resultado se a condição retornar false. Para termos tudo isto numa só linha, colocamos tudo dentro de parêntesis, para assim dizermos ao PHP de que é uma condição numa só linha.

Se devem ou não usar esta sintaxe alternativa depende de cada um. Nalguns casos pode fazer sentido por ser algo realmente simples, mas outras vezes podem querer usar a sintaxe normal para que o código seja mais perceptível.

Artigo anterior do tutorial PHP:

A Condição If Else em PHP

Artigo seguinte do tutorial PHP:

Condição Switch em PHP

Poderá gostar também de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •