No artigo anterior criámos uma tabela com alguns dados para testes. Agora temos de efectuar uma ligação ao servidor de base de dados para podermos começar a trabalhar com os dados.

php_mysql_logo

Ligar a uma base de dados MySQL com o PHP é muito simples. Pode ser feito usando uma simples função de entre muitas funções que o PHP dispõe relacionadas com o MySQL:

 

Se a vossa configuração já tiver estes valores pré-definidos, podem usá-los, caso contrário devem especificar o servidor e o utilizador e senha do mesmo. Tanto o utilizador como a senha são definidos por nós ou automaticamente pelo serviço de alojamento que tivermos. Se tivermos o servidor MySQL no nosso computador, ou se estivermos a correr o PHP num serviço de alojamento web, normalmente podemos especificar localhost como servidor. Em caso de dúvida devem verificar no vosso serviço de alojamento como o devem fazer.

A função mysql_connect() retorna um recurso, uma ligação directa ao servidor de base de dados, que pode ser usado para aceder ao servidor de base de dados cada vez que usarmos uma das funções do MySQL. No entanto, se este recurso não for especificado, o PHP irá usar a última ligação aberta, permitindo assim escrevermos menos código. Na maioria dos casos apenas precisamos de uma ligação MySQL por página, o que serve perfeitamente.

Para trabalhar com uma base de dados, temos de usar uma outra função, a função mysql_select_db(). O nome da mesma diz tudo, numa ligação específica selecciona a base de dados com que queremos trabalhar. É muito simples de usar:

 

Esta deve ser chamada depois de estabelecermos uma ligação usando a função mysql_connect(). Esta função é composta por 2 parâmetros. O primeiro deve ser o nome da base de dados que queremos usar. O segundo é opcional e permite-nos especificar a ligação MySQL através da qual deve funcionar. Aqui fica um exemplo das duas funções em conjunto:

 

E aqui fica também um exemplo, mas no qual obtemos a ligação retornada da função mysql_connect(). É desta forma que devemos fazer principalmente se precisarmos de ter mais de uma ligação ao servidor de base de dados numa página:

 

Desta forma temos então uma ligação ao servidor de base de dados e seleccionámos a base de dados pretendida. Nos próximos artigos vamos ver como podemos usar esta ligação, mas antes disso vamos ver como podemos fechar esta mesma ligação. Uma ligação ao servidor de base de dados consome recursos, por isso devemos fechar esta mesma ligação quando já não for necessária. No entanto o PHP pode e fá-lo automaticamente, se nós não o fizermos, assim que a página termina de ser executada. Se por alguma razão queremos fechar a ligação MySQL antes da nossa página terminar a execução, podemos fazê-lo usando a função mysql_close():

 

Esta função fecha a última ligação aberta. Mas se quisermos especificar que ligação queremos fechar, podemos passar esse recurso como parâmetro:

 

Artigo anterior do tutorial PHP:

Introdução ao MySQL com PHP

Artigo seguinte do tutorial PHP:

Obter dados do MySQL com PHP

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus