Depois de vos mostrar como ler ficheiros Excel com a classe PHPExcel vou hoje mostrar como podem ler ficheiros CSV com esta mesma classe.

Aproveitando o exemplo que usei anteriormente é bastante fácil, tendo apenas de definir o método para a leitura destes ficheiros.

Não se esqueçam de ter sempre a versão mais recente da classe PHPExcel, podem fazer download aqui.

Assim sendo o código a ajustar será a inicialização do objecto de leitura para os ficheiros CSV:

 

Uma definição muito importante é a definição setDelimiter, pois esta define o limite de cada coluna, como se de um ficheiro Excel se tratasse. Como no ficheiro CSV que usei o delimitador de colunas era o ponto e vírgula “;” é esse caracter que devemos colocar, mas podem usar outro caracter desde que o mesmo não esteja também contido nos dados, pois se tal acontecer vão ter problemas com o número de colunas.

O ficheiro CSV que usei tem este aspecto:

Ficheiro CSV para ler com a classe PHPExcel

Ficheiro CSV para ler com a classe PHPExcel

O próximo passo é ajustar que linhas e colunas vamos ler. Neste caso temos 9 linhas e 3 colunas, assim sendo temos de ajustar os ciclos for da seguinte forma:

 

Feitos estes pequenos ajustes o resultado final do código deste exemplo é o seguinte:

 

Usando métodos diferentes para ler ficheiros diferentes que contêm os mesmos dados, o resultado final é em tudo idêntico ao resultado da leitura de um ficheiro Excel:

Resultado da leitura do ficheiro CSV com a classe PHPExcel

Resultado da leitura do ficheiro CSV com a classe PHPExcel

Como podem ver é realmente fácil trabalharmos com a classe PHPExcel, basta ajustarmos às nossas necessidades 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus