A Necessidade de ASP

Para quê ASP, quando o HTML serve as necessidades? Se quisermos apresentar informação, tudo o que temos a fazer é abrir o editor de texto favorito, escrever algumas etiquetas de HTML, guardar o ficheiro como documento HTML e está feito! Mas calma… Então e se quisermos apresentar informação que se altera? Imaginemos que estamos a escrever uma página que fornece informações constantemente alteradas aos nossos visitantes, como por exemplo, notícias de última hora, condições climatéricas, valores de acções, etc., o HTML sozinho não consegue fazer isso. O que precisamos é de um sistema que apresente informação dinâmica. Com ASP isso é possível.

O que é ASP?

Active Server Pages (ASP) são páginas Web que contêm server-side scripts (scripts do lado do servidor) juntamente com uma mistura de texto e etiquetas de HTML. Server-side scripts são comandos especiais que colocamos nas páginas Web e que são processados antes de as páginas serem enviadas do servidor para o web-browser de alguém que visita o nosso site. Quando escrevemos um endereço na caixa de Endereço ou quando clicamos num link numa página Web, estamos a pedir ao servidor Web, num computador algures, que envie um ficheiro para o web-browser (também chamado “cliente”) no nosso computador. Se for um ficheiro HTML normal, quando o web-browser o recebe, é igual ao ficheiro que está no servidor Web antes de ser enviado. Depois de receber o ficheiro, o web-browser apresenta o seu conteúdo numa combinação de texto, imagens e sons.

No caso de uma Active Server Page, o processo é semelhante, excepto um extra processamento que acontece mesmo antes do servidor Web enviar o ficheiro. Antes do servidor Web enviar a Active Server Page para o web-browser, são executados todos os server-side scripts contidos na página. Alguns desses scripts apresentam a data actual, as horas, entre outras informações. Outros scripts processam a informação que um utilizador escreveu num formulário, como uma página no livro de visitas do website. Com as Active Server Pages podemos escrever o nosso próprio código para apresentar qualquer informação dinâmica.

Para distinguir as Active Server Pages das páginas normais HTML, as Active Server Pages têm a extensão “.asp” (exemplo: teste.asp).

O Que Podemos Fazer Com ASP?

Existem muitas coisas que podemos fazer com ASP:

  • Apresentar a data, as horas, e outras informações de maneiras diferentes;
  • Fazer um formulário e pedir às pessoas que visitam o site para o preencher, enviar e-mails, guardar informações num ficheiro, etc.;
  • Ter uma base de dados à qual as pessoas podem aceder via Web. As pessoas podem consultar, actualizar ou inserir informações nessa base de dados;
  • Proteger com password certas secções do teu site, e fazer com que apenas pessoas autorizadas possam consultar essa informação (como é o caso desta secção);
  • As possibilidades são virtualmente intermináveis. A maioria das coisas que se vêm nas páginas Web de hoje podem ser feitas facilmente usando ASP.

Qual o Aspecto dos Server-Side Scripts?

Os server-side scripts começam com <% e acabam com %>. O sinal <% é chamado de etiqueta de abertura, e o sinal %> é chamado de etiqueta de fecho. É entre estas duas etiquetas que se encontram os server-side scripts. Podemos inserir os server-side scripts em qualquer sítio da página Web, até mesmo dentro de etiquetas de HTML.

O Que Precisamos Para Correr as Active Server Pages?

Como o servidor precisa de fazer um processamento adicional nos scripts ASP, tem de estar habilitado para isso. O Internet Information Services está disponível para quem tiver Windows XP ou superior. Sendo o Windows 7 o mais recente sistema operativo disponível da Microsoft que vem com o IIS7,  podem ver como Configurar ASP – Active Server Pages no IIS7. Este processo é semelhante nas outras versões do Windows e IIS.

Artigo seguinte do tutorial ASP:

Método Response.Write em ASP

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus