Uma base de dados é a melhor escolha para guardar dados das nossas aplicações web, e o servidor de bases de dados MySQL tem sido desde sempre a escolha mais popular entre os programadores de PHP. Este tipo de bases de dados é suportado por quase todos os serviços de alojamento web que também suportam PHP, o que facilita bastante à sua iniciação, podendo inclusivamente instalarmos no nosso computador, para podermos testar.

php_mysql_logo

O MySQL usa a linguagem de programação SQL (Structured Query Language) para trabalhar os dados, e o PHP interage com o MySQL passando o código SQL através de um conjunto de funções MySQL para o servidor MySQL, que depois retorna um resultado que o PHP consegue interpretar. Pode parecer um pouco estranho ter de aprender uma segunda linguagem de programação para interagir com as bases de dados, mas o SQL é uma linguagem simples, e que se assemelha muito à língua Inglesa, e vamos aqui ver alguns exemplos de SQL que nos permitem efectuar as tarefas mais comuns.

Durante os próximos artigos vamos trabalhar com a base de dados MySQL. Para o podermos fazer correctamente precisamos de alguns dados para teste que temos de adicionar à base de dados a que tivermos acesso. A maneira mais fácil é usar a ferramenta mais popular (entre muitas outras) o phpMyAdmin. Seja que ferramenta escolham, devem executar o seguinte código SQL na vossa base de dados:

 

Depois de executar este código, ficamos com uma nova tabela ‘utilizadores_teste‘ com alguns dados para podermos testar. Durante os próximos artigos vamos trabalhar um pouco com estes dados.

Artigo anterior do tutorial PHP:

Classes estáticas em PHP

Artigo seguinte do tutorial PHP:

Ligar ao MySQL com PHP

Poderá também gostar de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  • 1
  •