Nos interessespessoais.com somos apaixonados por WordPress. Estamos sempre a tentar encontrar “aquele” plugin que nos possa ajudar a fazer o que pretendemos, “aquele” tema que tem as funcionalidades e disposição de conteúdos que procuramos…

Pois bem, ao fim de algum tempo a testar plugins e temas no WordPress, é inevitável acabarmos com uma número elevado de widgets inactivos nos nossos blogs, isto porque sempre que desactivamos um plugin ou um tema, todos os widgets que a eles estivessem associados, são transferidos para a secção de widgets inativos. Este procedimento é efectuado para garantir que não perdemos os widgets que tivermos configurados quando mudamos de tema.

Existe a possibilidade de eliminarmos estes widgets manualmente, mas isso requer algum tempo e trabalho, pois necessitamos de abrir cada uma das caixas dos widgets e clicar no link para eliminar esse widget. Neste artigo mostra-se como eliminar os widgets inativos de forma automática.

Eliminar widgets inativos – através de um plugin

Para começar instalamos o plugin  Remove Inactive Widgets. Depois de instalado, acedemos à página dos widgets acedendo ao menu Apresentação » Widgets. Dentro da caixa dos widgets inativos, no final, irá aparecer o botão Remove Inactive Widgets. Basta clicar nesse botão para eliminar todos os widgets inativos de forma automática.

widgets-inativos

Eliminar widgets inativos – através de código

Para quem prefere utilizar o menor número de plugins possível, basta copiar o código que se segue, e colá-lo no ficheiro functions.php do vosso tema:

 

De seguida basta actualizar a página dos widgets do WordPress e todos os widgets inativos terão desaparecido. Terminado o processo, não se esqueça de apagar o código que utilizou!

Se tiver dúvidas ou questões, deixem um comentário no final da página. Se gostou do nosso artigo, por favor partilhe com os seus amigos 😉

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus