Dim ‘a-as Primeiro 😉

Dim significa dimensionar, em linguagem VB (Visual Basic). Em VBScript, uma variável é declarada com o comando Dim.

asp_logo

 

Os programadores de VB irão notar que não foi incluída qualquer indicação de que tipo é a variável. Por exemplo: Dim minhaVar as String. Isto deve-se ao facto de em VBScript as variáveis serem todas variantes. O seu tipo é determinado automaticamente pelo interpretador em runtime (no momento em que é executado), e o programador não tem de se preocupar com isso.

Por defeito, o VBScript não força a que as variáveis sejam declaradas, isto é, é permitido usar uma variável sem que esta tenha sido anteriormente declarada. Contudo, os programadores experientes declaram primeiro, quase compulsivamente, todas as suas variáveis – sem isso os “bugs” são muito difíceis de detectar. Tendo isto em conta, existe uma simples directiva que torna as declarações obrigatórias.

 

Lembrem-se que Option Explicit tem de ser a primeira declaração na página ASP, caso contrário é gerado um erro no servidor. Para ilustrar o que quero dizer, se tivermos uma página com o código:

 

é uma página perfeitamente válida. O código vai escrever na página Web o retorno do valor de Pi, como é de esperar. Agora, usando a directiva Option Explicit, vamos reescrever o código da página Web:

 

Desta forma ficamos com o seguinte erro:

Microsoft VBScript runtime (0x800A01F4)

Variable is undefined: ‘Pi’

/asp/test.asp, line 3

A razão deste erro, é que agora com a directiva Option Explicit o interpretador do servidor espera encontrar a declaração de todas as variáveis que são usadas. Neste caso, o código correcto para este script teria de ser:

 

Artigo anterior do tutorial ASP:

Método Response.Write em ASP

Artigo seguinte do tutorial ASP:

Condição If Then Else em ASP

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus