Como já vos tenho mostrado, a classe PHPExcel é bastante poderosa e simples de trabalhar. Com esta classe podemos também trabalhar com ficheiros CSV. Hoje vamos ver como podemos criar várias folhas num ficheiro Excel com a classe PHPExcel.

Ao criarmos inicialmente o nosso ficheiro Excel não precisamos criar imediatamente uma folha, pois por defeito esta é criada logo à partida. Se quisermos mais folhas temos de as criar usando o seguinte método:

 

Depois de executado este código já temos uma nova folha criada. Se quisermos passar a escrever dados nesta nova folha temos de a tornar activa, caso contrário iremos continuar a trabalhar na folha inicial ou na folha definida como activa. Para podermos começar a trabalhar na nova folha temos de a tornar activa da seguinte forma:

 

Agora que já estamos preparados para trabalhar na nova folha podemos personalizar o nome da mesma, bastando usar o seguinte método:

 

Desta forma conseguimos ter tantas folhas num ficheiro Excel quantas aquelas que precisamos.

Para que possam testar, aqui fica um exemplo completo da criação de novas folhas num ficheiro de Excel usando a classe PHPExcel:

 

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus