Depois de ter descoberto esta fabulosa classe PHP, com a qual podemos criar ficheiros excel em tempo real, já vos mostrei várias funcionalidades da mesma e algumas situações em que podem fazer uso desta classe. Hoje vamos descobrir como podemos criar gráficos com a classe PHPExcel.

phpexcel_logo

Para poderem usufruir desta funcionalidade certifiquem-se de que têm a última versão da classe PHPExcel.

Seja qual for o gráfico que formos criar, este tem de ter por base uma tabela de dados, por isso o primeiro passo é mesmo criarmos uma tabela com os dados que queremos usar para construir o nosso gráfico.

Definimos então primeiramente um array (conjunto de valores) com os rótulos de cada uma das colunas. No caso de usarem caracteres especiais nos rótulos aconselho a usarem a função utf8_encode() para que os caracteres sejam mostrados correctamente no gráfico (se tiverem dúvidas podem usar sempre esta função sem problemas), e de seguida preenchemos uma coluna com estes rótulos:

 

Para completar a nossa tabela só faltam os valores que queremos associar a cada um dos rótulos. Vamos também usar um array com os valores, e é muito importante que estes valores estejam ordenados de forma a corresponderem correctamente ao respectivo rótulo. Neste caso o primeiro valor corresponde ao mês de Janeiro, o segundo ao mês de Fevereiro, e assim sucessivamente. De seguida preenchemos também uma coluna com os valores de cada rótulo:

 

Agora que já temos a nossa tabela de valores criada, podemos definir a origem dos dados para o nosso gráfico: valores e rótulos.

 

De seguida definimos então o tipo de gráfico que vamos criar assim como o conjunto de valores e rótulos que vamos usar:

 

Segue-se a inicialização do layout do gráfico e a área do gráfico:

 

Definimos o título do gráfico e a sua posição/dimensão e adicionamos o gráfico à folha. Mais uma vez, devem usar a função utf8_encode() para que todos os caracteres do título sejam mostrados correctamente. Se não usarem esta função podem mesmo obter um erro na execução do script:

 

Resta-nos criar o ficheiro excel com os dados que introduzimos, não esquecendo de incluir o(s) gráfico(s) contido(s) no script que estamos a criar, uma vez que é possível gerar este mesmo ficheiro sem incluir os gráficos no ficheiro final:

 

E agora sim, vamos ordenar o download do ficheiro e ver o resultado de todo este código:

 

A execução deste script de exemplo gera o seguinte ficheiro Excel com um gráfico de barras com base na tabela de dados que especificámos:

Gráfico em Excel com a classe PHPExcel

Gráfico em Excel com a classe PHPExcel

Para que possam testar este script e para que seja mais fácil criarem os vossos próprios gráficos, aqui fica o código completo para que assim possam ver o resultado final:

 

Espero que vos possa ser útil e complementar alguns dos trabalhos que possam já ter em funcionamento com esta fabulosa classe PHPExcel para criar ficheiros Excel em tempo real 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus