Podemos considerar a condição switch uma alternativa a várias condições if, uma estrutura de controlo com um conjunto de opções.

Para cada opção podemos definir uma acção.

As condições switch são excelentes para escolhas com muitas opções, porque são fáceis de verificar e de modificar para reflectir as alterações em cada situação.

A estrutura do switch é construída em torno de uma condição, e depois um número de condições case que cada uma conduz a uma determinada acção. Aqui fica um exemplo:

 

As primeiras linhas são usadas para obter a resposta através de uma query string (não se preocupem ainda com esta parte, as variáveis $_GET e $_POST serão abordadas mais tarde).

De seguida passamos então à condição switch. Consiste numa simples keyword seguida da condição que se pretende avaliar. Neste caso usamos a variável $resposta, que irá conter o valor passado na query string. Dentro da condição switch começamos por definir os nossos case.

O primeiro é especial, pois em vez de procurarmos por um único valor, usamos a keyword default para definir uma acção que irá acontecer apenas se nenhum dos outros case for coincidir com a resposta. No nosso caso permite-nos escrever no browser a pergunta e os links com as respostas para respondermos. Aqui perguntamos que versão de PHP estão a usar, e assim que clicamos num dos links de resposta, dá origem a uma mensagem no browser consoante a resposta escolhida.

Se não for escolhida qualquer resposta, ou se de alguma forma é enviada através da query string uma resposta desconhecida, simplesmente escrevemos no browser a pergunta, já que é o nosso case default.

Cada case é construído usando a keyword case, o valor que pretendemos verificar, dois pontos “:“, o código que queremos executar se estivermos no case correcto, e depois a keyword break para indicar que se estamos no case correcto queremos terminar a condição switch.

Pode parecer um pouco complicado, mas tentem correr este exemplo, experimentem as várias opções e depressa percebem que as condições switch são bastante fáceis de trabalhar.

As condições switch permitem-nos agrupar várias opções num só case, e no PHP podemos também avaliar texto. Aqui fica um pequeno exemplo:

 

Artigo anterior do tutorial PHP:

Mais condições If em PHP

Artigo seguinte do tutorial PHP:

Loops em PHP

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus