A mais simples de todas as condições, que se encontra em todas as linguagens, é a condição “If-Then-Else“.

asp_logo

Penso que já seja familiar, por isso vamos começar com um exemplo:

 

É importante tomar nota de alguns pontos:

  1. A condição a seguir ao If tem de ser seguida da condição Then. É diferente de C, C++ ou Java, que não requerem a condição Then;
  2. Se existe apenas uma declaração a ser executada no bloco Then, pode ser escrita imediatamente após o Then na mesma linha. Se existirem múltiplas declarações a executar no bloco Then, a declaração seguinte deve começar na linha seguinte ao Then;
  3. O bloco Else, na maioria das linguagens, é opcional;
  4. Para completar o conjunto de declarações no bloco Then, assim como no bloco Else, estes têm de ser fechados com a palavra End If. Isto é muito importante! É a principal principal fonte de encontrar erros muito difíceis de encontrar! Tem cuidado e se esqueçam deste pequeno grande pormenor.
O que se segue são exemplos de condições If válidas e inválidas:

 

Este exemplo é válido. Uma vez que apenas uma declaração é executada tanto no bloco Then como no bloco Else, não requer que seja escrito o End If. Mas para isso o Else tem se ser escrito na mesma linha.

 

Este exemplo é inválido. Como apenas uma declaração pertence ao bloco Then, a primeira parte da condição está correcta. Mas neste caso, o Else não pode continuar na linha seguinte.

Uma maneira prática a seguir, é usar apenas uma forma do If para todas as nossas necessidades:

 

Casualmente, todas as linhas que comecem com uma plica trata-se de um comentário. Nessa linha, tudo o que está escrito à direita dessa plica é ignorado pelo interpretador do servidor. No seguinte exemplo, uma parte da linha é executável e a outra parte é um comentário:

 

O comentário começa após a plica.

Artigo anterior do tutorial ASP:

Declarar variáveis em ASP

Artigo seguinte do tutorial ASP:

Ciclo For Next em ASP

Poderá também gostar de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •