Por vezes, quando começamos a escrever um artigo para o nosso blog, estamos longe de saber o tamanho que o mesmo irá ter. Sempre que possível, devemos escrever artigos sobre temas concretos, tentando dessa forma ter mais post para escrever, e tornar os posts mais objectivos em termos de palavras chave.

No entanto, existem casos, em que o mesmo assunto pode dar um  post muito grande, tornando-se necessário reparti-lo por várias páginas, de forma a ficar mais amigável para os leitores. Neste artigo vou mostrar como podem separar automaticamente um post em várias páginas, ou por outras palavras, paginar o post.

Como paginar um post

Na maioria dos temas bem construídos  para WordPress, tudo o que é necessário fazer é colocar a seguinte tag onde pretendermos que comece a página seguinte:

 

Isto fará aparecer automaticamente a paginação, mas isto poderá não resultar no caso do tema não estar bem construído…

Se, por algum motivo, a paginação não estiver a aparecer quando colocam a tag, então será necessário adicionarem o seguinte código no loop do ficheiro single.php:

 

Depois de adicionarem esse código a paginação automática deverá começar a aparecer. Existem vário parâmetros que poderão utilizar com esta função. Explorem a página do codex sobre Styling Page-Links, pois têm lá uma boa explicação sobre isto.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus