Uma outra variante do ciclo For Next é o ciclo For Each … Next. O ciclo For Each Objecto In Colecção … Next, é único para o VBScript (e para o seu parente, o Visual Basic, claro!). Permite que se navegue por itens, um por um, numa colecção/array. Quando temos muitos dados num array, e especialmente quando não sabemos à partida a dimensão do array esta é a forma de conseguirmos obter os dados de cada item do array, sejam quantos itens forem.

No exemplo que se segue sabemos à partida quantos itens temos no nosso array, mas imaginem que enchiam o array com dados recolhidos de uma base de dados e que está em constante actualização e/ou crescimento. Nesse caso nunca saberíamos à partida quantos itens iria conter o nosso array. Aqui fica um exemplo  simplificado:

 

Aqui, o array arrEquipa representa uma colecção de itens (Jogador). Esta declaração é muito útil em cenários, onde o tamanho da colecção ainda não é conhecido.

Ao se usar a declaração For Each … Next, é assegurado que todos os itens da colecção são processados, e que não seja gerado o erro “Array Index Out Of Bounds” (índice do array fora dos limites).

Como resultado este exemplo escreve todos os nomes dos Jogadores que estão no array arrEquipa.

Artigo anterior do tutorial ASP:

Arrays em ASP

Artigo seguinte do tutorial ASP:

Ciclos While e Do Loop em ASP

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus