Existem vários tipos de bases de dados, sendo que para trabalhar em ambiente web, o meu tipo de bases de dados favorito é MySQL Server. Bastante fiável, rápido e escalável. Para mim qualquer site deveria ter por trás uma base de dados em MySQL como suporte.

As bases de dados têm sempre informações sensíveis e que queremos preservar a todo o custo. Para evitar qualquer eventualidade de percas de dados, é essencial efectuar backups regulares das nossa bases de dados. Hoje vou mostrar-vos como podem efectuar um backup ou uma cópia de segurança das vossas bases de dados MySQL com a ajuda do PHP.

Trata-se basicamente de uma função que recebe como parâmetros o endereço do nosso servidor MySQL, utilizador e password da base de dados, o nome da base de dados e o nome da tabela à qual queremos criar um backup. Este último parâmetro é opcional, se não o usarmos é efectuado um backup de todas as tabelas que estão na nossa base de dados.

 

O que esta função faz é percorrer todas as tabelas da base de dados, ou a que indicarmos, e gerar um dump das mesmas, ou seja, gera um ficheiro com todas as informações contidas nessas mesmas tabelas, inclusivamente a criação da própria tabela e sua estrutura. O ficheiro daí resultante pode ser posteriormente usado para importarmos esses mesmos dados/tabelas para outra base de dados, ou restaurar para a base de dados de origem, usando por exemplo o phpmyadmin.

Aqui fica o código da função de backup ou cópia de segurança de bases de dados MySQL usando o PHP:

 

Para usarem esta função, basta chamar a mesma com os parâmetros necessários ao seu funcionamento. Podem inclusivamente efectuar backup a várias bases de dados ou tabelas de seguida, bastando invocar a função sempre que necessário, por exemplo:

 

Para que possam testar e ver o resultado bem arrumadinho numa página, deixo-vos aqui o código completo de backup de bases de dados MySQL com PHP:

 

Espero que vos seja útil. Posso afirmar que actualmente tenho este mesmo código diariamente a efectuar cópias de segurança das minhas bases de dados, e até agora sem quaisquer falhas 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus