Mais uma vez venho mostrar-vos outra das muitas funcionalidades da poderosíssima classe PHPExcel. Esta é uma classe que tenho vindo a explorar já há algum tempo, e que tem despertado bastante interesse entre muitos dos leitores deste blog logo desde o início onde mostrei pela primeira vez esta classe php para criar ficheiros excel. Desta vez vamos ver como podemos adicionar imagens nos ficheiros excel com a classe PHPExcel.

phpexcel_logo

Para adicionarmos uma imagem ao excel temos de inicializar o componente de desenho Drawing da classe. Para isso basta usarmos a seguinte linha de código:

 

A partir deste ponto estamos prontos para trabalharmos com este componente. Temos vários métodos dentro deste componente que nos permitem definir algumas propriedades da imagem, tais como: nome, título, imagem a colocar, posição onde colocar a imagem, etc. Como exemplo o seguinte código permite-nos colocar uma imagem numa determinada posição do ficheiro excel (neste caso na célula B2), tendo antes de tudo definir/seleccionar a folha/aba onde vamos colocar a imagem:

 

Aqui se segue um exemplo de um ficheiro excel onde coloquei uma imagem. É de louvar que tudo isto funciona na perfeição mesmo abrindo o ficheiro excel com o LibreOffice 4. Neste exemplo que vos mostro estava no Ubuntu 12.10 a trabalhar com o LibreOffice4. É claro que também funciona no Windows quer usem o LibreOffice, quer usem o Microsoft Office ou mesmo o Kingsoft Office:

Imagens no Excel com a classe PHPExcel

Imagens no Excel com a classe PHPExcel

Além disto, podemos ainda, se assim for necessário, definir o tamanho com que a imagem deve ficar no nosso ficheiro excel, especificando para isso a altura e largura da imagem muito facilmente desta forma:

 

Ainda temos também a possibilidade de, além de colocarmos a imagem na célula B2, indicarmos que deve ficar alguns pixels afastada desta posição, o que também é muito simples:

 

Para que possam testar, deixo-vos aqui o código completo que gerou o exemplo da imagem acima. Atenção que se colocarem mais que uma imagem no ficheiro excel devem repetir o código de iniciação do componente Drawing e das restantes definições da imagem. Para perceberem melhor, o exemplo completo contempla duas imagens. Para testarem com sucesso não se esqueçam de alterar o caminho das imagens para imagens vossas:

 

Espero que esta dica seja útil para os vossos projectos, pois já começam a existir algumas perguntas em relação à colocação de imagens no excel com a classe PHPExcel 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus