As imagens de destaque dos artigos são uma funcionalidade que faz parte do core do WordPress desde a versão 2.9.

Tratam-se de imagens que aparecem na página inicial do blog, junto com o texto resumo do artigo, tornando a página inicial mais apelativa, e fazendo uso de boas imagens, o leitor consegue facilmente ter uma noção do conteúdo do artigo pela imagem destacada.

Apesar desta funcionalidade fazer parte do core do wordpress, nem todos os utilizadores irão visualizar esta opção na barra lateral do ecrã de criação de novos artigos, pois esta é uma opção que apenas fica visível se o tema do blog a suportar.

Opção imagem de destaque na barra lateral

Opção imagem de destaque na barra lateral

Muitos dos blogs que utilizam temas gratuitos mais antigos não suportam esta funcionalidade, pelo que será necessário entrar em contacto com os seus criadores e solicitar que adicionem esta funcionalidade ao tema, ou então podem seguir o tutorial que apresento de seguida e adicionarem vocês mesmos esta funcionalidade ao vosso tema!

Adicionar imagens de destaque em temas wordpress antigos

Para começar, abrimos o ficheiro functions.php do nosso tema e adicionamos-lhe a seguinte linha de código:

 

Este código irá habilitar o suporte do tema para imagens de destaque tanto para artigos como para páginas, mas ainda não irão aparecer no nosso site porque ainda não adicionamos o código ao tema.

Podemos mostrar a imagem em qualquer lugar do Loop utilizando o seguinte código:

 

Basta esta simples função, mas se pretendermos algo mais avançado, e especificar o tamanho das imagens de destaque então iremos necessitar de abrir novamente o ficheiro functions.php do nosso tema e adicionar a seguinte linha de código a seguir à linha que já tinhamos colocado:

 

O tamanho é indicado em pixels e a ordem é altura x largura.

Esta é uma abordagem simplificada para adicionar imagens de destaque em temas wordpress antigos. Tentei deixá-la o mais simples possível, para que seja fácil de implementar por todos.

Quem estiver interessado em implementar formas mais avançadas desta funcionalidade poderá considerar consultar as seguintes fontes:

Artigo de Mark Jaquith’s

WordPress Codex

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus