Para quem já fez apresentações em público, o Slideshare não deverá ser novidade. Para quem não sabe o que é, o Slideshare é uma plataforma para onde as pessoas fazem upload dos slides das suas apresentações, para que outras pessoas as possam ver.

Para quem tem apresentações no slide share e as pretende patilhar num blog, pode fazê-lo utilizando o código para embed fornecido pelo Slideshare, o que funciona perfeitamente, mas para quem tem muitas apresentações, este processo pode ser simplificado, se adicionarmos a opção de colocar as apresentações do Slideshare nos artigos do blog simplesmente colocando a morada da apresentação no corpo do artigo, bastando para isso adicionar a opção de oEmbed do Slideshare.

Tal como disse, isto irá permitir adicionar apresentações a um artigo de um blog simplesmente adicionando a morada da apresentação que pretendemos, no local do artigo em que pretendemos que ela apareça, e apresentação será automáticamente incluida no artigo, da mesma forma que o WordPress já o faz para os vídeos do Youtube, por exemplo.

De seguida, mostra-se como adicionar o Slideshare ao oEmbed do WordPress sem necessidade de recorrer a um plugin.

Abre-se o ficheiro functions.php do tema que se estiver a utilizar no blog ou um ficheiro de um plugin que se esteja a utilizar, e adiciona-se o seguinte código:

 

E pronto, agora é só colar as moradas das apresentações do Slideshare directamento nos artigos para que sejam adicionadas automaticamente aos artigos!

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus