No artigo anterior usámos o WHERE na query SQL para decidirmos que linhas queremos seleccionar. Desta vez vamos ver a parte da ordenação no resultado, para assim obtermos os dados por uma ordem específica.

php_mysql_logo

No MySQL, tal como na maioria de comandos idênticos ao SQL, conseguimos esta ordenação ao usar o ORDER BY. Vejamos o exemplo:

 

O ORDER BY é seguido da coluna pela qual queremos ordenar os dados. Neste exemplo vamos obter os nossos utilizadores ordenados alfabeticamente pelo nome. Por defeito a ordenação é sempre feita do menor para o maior, ou no caso de texto de A até Z, conhecida como ordenação ascendente. Assim o exemplo anterior pode também ser feito da seguinte forma:

 

Mas como é a ordenação por defeito, é opcional. Se quisermos que a ordenação seja do maior para o menor ou de Z até A, então queremos uma ordenação descendente, para isso usamos o método DESC:

 

Por vezes pode ser bastante vantajoso efectuarmos uma ordenação por mais que uma coluna. Por exemplo, se quisermos ordenar primeiro pelo país e depois pelo nome. A forma de o fazer é igual, bastando separar os nomes das colunas com uma vírgula, desta forma:

 

Neste caso os utilizadores vão ser ordenados primeiro pelo nome do seu país, e os utilizadores do mesmo país serão ordenados pelo seu próprio nome. Podemos ainda usar diferentes sentidos de ordenação para cada uma das colunas, desta forma:

 

Para testarmos os exemplos acima, podemos usar este pequeno código de teste que escrevemos no artigo anterior. Simplesmente coloquem uma destas querys dentro da função mysql_query() e corram o código:

 

Artigo anterior do tutorial PHP:

A clausula WHERE no MySQL

Artigo seguinte do tutorial PHP:

Limitar resultados no MySQL com LIMIT

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus