Ninhos para periquitos

Um dos itens necessários para a criação de periquitos é a presença de um ninho para periquitos na gaiola, também conhecido como casinha de periquitos.

Os ninhos podem ser pendurados dentro e fora da gaiola, não existindo praticamente diferença a nível dos resultados das criações, independente de escolhermos colocar for ou dentro das gaiolas, no entanto, não aconselho colocar os ninhos dentro das gaiolas que tenham menos de 50cm de largura de frente.

Ninho para periquitos australianos

Ninho periquitos australianos - frente

Ninho periquitos australianos – frente

O tipo de ninhos que utilizo nos meus periquitos australianos, trata-se dos normais ninhos de madeira de pinho que existem há venda nas casas de animais.

Este tipo de ninhos é pendurado numa das portas da gaiola, assim, uma vez que fica fora da gaiola, além de facilitar a inspecção do seu interior, não rouba espaço ao interior da gaiola.

Medidas do interior: 11x10x14 cm. Estas medidas são, a meu ver suficientes, no entanto, não desencorajo a utilização de ninhos maiores, muito pelo contrário. Penso que, os ninhos para agapornis que se vendem no mercado serão ideais para os periquitos australianos.

Ninho periquitos australianos - interior

Ninho periquitos australianos – interior

Ninho periquitos australianos - perfil

Ninho periquitos australianos – perfil

Ninho para periquitos ingleses

Ninho periquitos ingleses dentro da gaiola

Ninho periquitos ingleses dentro da gaiola

Este é o tipo de ninhos que utilizo nos meus ingleses. Trata-se de um ninho com uma gaveta no seu interior. Este tipo de ninho facilita bastante a inspecção e limpeza do ninho. No caso da inspecção, posso abrir a gaveta e ver o interior do ninho sem correr o risco de deixar cair crias ou ovos. No caso da limpeza, basta trocar de gaveta!

Este ninhos não se encontram à venda nas lojas (pelo menos eu ainda nunca encontrei nenhum)! Foram desenhados por mim e construídos por um amigo meu.

Medidas do interior da gaveta: 21x12x12 cm. Os 21 cm de comprimento permitem à fêmea começar uma nova postura sem que seja incomodada pelas crias da ninhada anterior que se concentram na entrada do ninho.

Além disso, o buraco da entrada também é ligeiramente maior do que os dos ninhos para agapornis que existem à venda no mercado.

Ninho periquitos ingleses - abertura lateral exterior

Ninho periquitos ingleses – abertura lateral exterior

Ninho periquitos ingleses - abertura lateral com gaveta interior

Ninho periquitos ingleses – abertura lateral com gaveta interior

 

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website

Follow Me:
PinterestGoogle Plus

  • vitorcassimiro

    ola senhor.
    sou criador novo de periquitos ingleses puros pois ganhei um casal e fis um ninho com 2 conpartimentos ligados por um porta e certo isso ? poderei colocar o mesmo modelo para todos eles ? aguardo resposta.
    OBRIGADO!