Se as suas gaiolas lhe derem a possibilidade de apanhar as sementes que caiem, mesmo que juntamente com as cascas, poderá poupar algum dinheiro em comida se possuir uma máquina de limpar sementes, que geralmente não são encontradas a preços acessíveis, mas, porque não construir a nossa própria máquina de limpar sementes?

Em primeiro lugar é necessário construir um apoio para a base por onde as sementes escorregam e para o secador. Do lado oposto ao secador foi colocada uma saca que retém a sujidade que é expelida pelo secador.

Na parte final da rampa por onde as sementes escorregam são colocados recipientes para aparar as sementes.

A rampa por onde as sementes escorregam é de madeira em forma de espátula. Neste pregou-se ainda na rampa um pedaço de plástico extraído de uma barrica de forma a conseguir uma forma meio curva e que evita que as sementes saiam para os lados e não caiam nos recipientes mas, bastaria colocar umas ripas ao longo da rampa para obter um efeito semelhante.

Neste caso, a componente do secador que gera calor foi retirada.

E já está! Tendo em atenção que o secador já não tinha utilidade para a finalidade para que foi construído e que foi a custo zero, no final foi obtida uma máquina de limpar sementes por pouco mais de 5€, que incluem a rampa de madeira e os recipientes.

Na imagem abaixo pode ver uma máquina de limpar sementes feita a partir de um secador de cabelo normal e alguns recipientes de plástico:

maquina_limpar_sementes_construcao_caseira

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website

Follow Me:
PinterestGoogle Plus