Um pormenor a ter em conta na criação de periquitos, é a higiene dos ninhos.

Estes devem ser limpos sempre que se note acumulação de detritos no seu interior, de forma a manter os ovos sempre limpos, e as crias limpas e secas.

Para atingir este objectivo, muitos criadores colocam aparas de madeira (semelhantes às utilizadas nas camas dos roedores) a cobrir o fundo dos ninhos. Este material é bastante bom para absorver os dejectos das aves, evitando que estes se agarrem aos ovos ou às patas das crias.

Não existe uma fórmula concreta para a limpeza do ninho. Diria que basta verificar com alguma regularidade o seu estado ( de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias) e, se necessário, proceder à sua limpeza.

Não utilize detergentes nem molhe o interior do ninho! Se pretender desinfectar o interior, existem no mercado sprays próprios para aves.

Exemplo de um ninho a precisar de uma limpeza

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website

Follow Me:
PinterestGoogle Plus