Incubação dos ovos

Regra geral, um periquito nasce 18 dias depois da fêmea pôr o ovo. Durante esses 18 dias, os ovos são incubados pela fêmea (em alguns casos os machos também ajudam), que os vai virando e posicionando consoante a necessidade específica de cada ovo.

Regra geral, os ovos que são chocados nas extremidades são mais velhos que os do centro. Por este facto, durante a incubação deve-se evitar mexer nos ovos, embora, regra geral, mesmo quando os ovos são deslocados, a taxa de incubação mantém-se normal.

Mais importante ainda é manter os ovos limpos!

Está provado que ovos sujos com dejectos das aves, em muitos dos casos, acabam por não eclodir. Isto passa-se porque a casca dos ovos permite a absorção das fezes, que acabam por contaminar o interior do ovo com substâncias tóxicas, levando à morte do embrião. Mais informações no artigo “Ovos sujos“.

Segue-se um calendário que pode utilizar para facilitar as contas no que respeita a saber quando é que os ovos vão eclodir. Este calendário pode ser utilizado para qualquer ave cujo período de incubação seja de 18 dias. Basta localizar a data em que o ovo foi posto e depois olhar para a data que se encontra imediatamente abaixo dessa, e esse será o dia em que aquele ovo eclodirá. Por exemplo, se um ovo foi posto no dia 4 de Janeiro, basta olhar para o dia 4 de Janeiro no calendário e depois olhar para o dia imediatamente abaixo do dia 4 de Janeiro, obtendo-se assim o dia 22 de Janeiro, que será o dia em que o ovo eclodirá. Para fazer o download do calendário, clique com o botão direito do rato sobre o calendário e escolha a opção “Guardar imagem como…”.

Atenção: em vários casos o primeiro ovo demora mais de 18 dias a eclodir

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website

Follow Me:
PinterestGoogle Plus